Festival de Pesca de Tarrafa reunirá comunidade pesqueira de Pontal do Paraná


Por Gabriel Santos Publicado 14/07/2022 às 17h32 Atualizado 17/02/2024 às 12h37
Inscrições para participar da competição são gratuitas. (Foto: Ilustração/ Claudio Neves)

No próximo sábado (16), os pescadores do Litoralmente estarão, a partir das 10h, no Festival de Pesca de Tarrafa competindo por mais R$ 3 mil em prêmios. O torneio, que acontece no balneário de Pontal do Sul, promete reunir a comunidade pesqueira que utiliza a rede de pesca como um utensílio para a geração de renda.

Segundo os organizadores, o torneio será dividido em três categorias: infantil, livre e rei da praia. Nas categorias “infantil” e “livre” os competidores são julgados com base na abertura da rede quando a jogam na água da beira da praia. Já na categoria “rei da praia”, os pescadores são levados a alto mar para competir entre si.

Os três melhores competidores das categorias “livre” e “rei da praia” ganharão premiações em dinheiro. “Sempre pensei em promover esse evento, porém, devido a pandemia, não conseguimos realizar nos últimos anos. Acredito que vai ajudar os pescadores da região, porque sabemos que passou o período da pesca da Tainha e esse dinheiro virá ajudar muitas famílias”, comentou um dos idealizadores, Renato Cordeiro.

O evento também pretende homenagear o pescador Ergeu do Carmo, mais conhecido como Xuxuco, figura conhecida do município. “Desde que me conheço por gente, eu sempre vi o Xuxuco com sua tarrafa na beira da praia, por isso, quis homenageá-lo em vida por seu trabalho diário”, disse Renato.

Desafio de futevôlei

Além da competição de pesca, a população poderá acompanhar o desafio de futevôlei. De acordo com Cordeiro, as partidas reunirão atletas profissionais da modalidade do Litoral, Capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Confira mais informações no flyer abaixo:

Imagem: Divulgação
Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…