Festival do Caranguejo foi muito prestigiado na Ilha do Mel


Por Redação JB Litoral Publicado 07/12/2015 às 05h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h15

Neste final de semana aconteceu na Ilha do Mel o 1° Festival do Caranguejo, promovido pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O evento aconteceu nos dias 4,5 e 6 no Restaurante Paraíso, na Encantadas. O festival também teve o apoio da Associação dos Moradores da Nova Brasilia. O secretário municipal da pasta, Silvio Bezerra Geraldo acompanhou o evento, juntamente com o secretário regional da Ilha dos Valadares, Mauricio Assunção, além da administradora da Ilha do Mel, Vanusa Cristina Silva.[tabelas]O evento bastante procurado teve como público, turistas, moradores, estudantes da PUC, que fazem parte do projeto Mundo do Esporte e Lazer, o consultor do Sebrae- Pr Gilberto Keserle e família.

Para o secretário Silvio, o festival foi um sucesso, não apenas pelo fluxo de apreciadores de caranguejo que passaram por lá, mas pela iniciativa de se realizar este evento junto com a comunidade. “Ficamos muito satisfeitos com o evento porque a união com os comerciantes e moradores para nós é muito importante no auxílio do fomento nestas comunidades”.

Os moradores das comunidades pesqueira, segundo o secretário, precisam de eventos desta natureza para ter um aumento em suas rendas, e que não seja apenas da pesca. “A Semapa vem com um projeto em todas as ilhas e comunidades pesqueiras promovendo eventos para atender os anseios destes moradores, desta forma eles têm um complemento de renda. O prefeito Edison Kersten é um grande apoiador dos projetos que favorecem estas comunidades”.

Os eventos promovidos pela prefeitura através da Semapa são fundamentais para as comunidades insulanas. “Ficamos contentes de ver a Ilha do Mel realizando este festival e o número de pessoas que passaram por lá e degustaram o caranguejo. Estes eventos ajudam a fomentar o comércio dos pescadores e de toda a comunidade pesqueira que conseguem uma renda extra a partir destas festas. Novos eventos nas comunidades insulanas serão realizados”.

Foram comercializadas 130 dúzias de caranguejo e cerca de 1500 pessoas passaram pelo Festival.