Força Verde encontra feixes de palmito em micro-ônibus após denúncia


Por Redação Publicado 14/10/2023 às 17h36 Atualizado 19/02/2024 às 02h14

Uma informação anônima sobre um micro-ônibus transportando palmito de origem ilícita levou policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) a apreender mais de 1.500 unidades da planta, no início da madrugada de sexta-feira, 13. Na ação, um homem procurado pela Justiça foi preso.

Segundo o relatório policial, durante atividade da Operação Albatroz (Guardiões da Fronteira), os policiais receberam informações sobre o veículo que estaria transportando uma carga de palmito juçara in natura, saindo da localidade da Potinga, município de Guaraqueçaba, com destino ao estado de Santa Catarina.

Diante dos fatos, os militares deram início às diligências e no trevo da localidade conhecida como Km 4, em Antonina, avistaram o veículo denunciado, em alta velocidade, e imediatamente foi feita a abordagem e constatado o transporte de palmito, totalizando 1.554 hastes distribuídos em 40 feixes da planta.

No momento da identificação do motorista do veículo ainda foi verificado que contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Vara de Família de Paranaguá. Diante dos fatos, o condutor do micro-ônibus foi encaminhado à Cadeia Púbica na cidade de Paranaguá.

Contra os três ocupantes do veículo ainda foi elaborado um Termo Circunstanciado que será encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) para que sejam tomadas as devidas providências.

PALMITO JUÇARA

A juçara ou içara (Euterpe edulis), é uma palmeira nativa da Mata Atlântica, no Brasil, que dá o palmito tipo juçara e está ameaçada de extinção. A planta é protegida por lei, devido à sua importância para o ecossistema e relevância para a biodiversidade local.