Forças Armadas preparam ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt em Paranaguá
A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) integrará as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt e mobilizará seus militares na cidade de Paranaguá no próximo sábado (13), dia em que ocorrerá a mobilização das Forças Armadas em todas as capitais e cidades consideradas endêmicas pelo Ministério da Saúde. Neste dia, a partir das 8 horas, os militares farão a distribuição de material impresso com orientações para que a população informe-se e engaje-se no combate ao Aedes.
A atuação das Forças Armadas no combate ao mosquito transmissor da dengue, chinkungunya e Zika vírus será realizado em quatro fases: mutirão em organizações militares, esclarecimento à população, atuação direta no combate ao mosquito e trabalho de conscientização em unidades de ensino.
Entre os dias 15 e 18 de fevereiro será realizada uma ação coordenada com o Ministério da Saúde e as autoridades locais, que consiste em visitas domiciliares dos efetivos das Forças Armadas, acompanhados de agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.
A última etapa prevê a utilização de efetivos militares em visitas a escolas. Em Paranaguá, a CPPR visitará escolas das redes municipal e estadual de ensino. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Informações
No sábado, dia 13, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva estará à disposição da imprensa na sede da CPPR, das 9 horas ao meio-dia.
Contato para entrevista com a Assessoria de Comunicação da CPPR pelos telefones: (41) 3721 1503 ou (41) 9194 6180, com a Primeiro-Tenente (RM2-T) Kelly Frizzo.