Forte rajada de vento deixa rastro de destruição, em Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 15/02/2023 às 19h56 Atualizado 18/02/2024 às 04h54

Passava das 13h desta quarta-feira (15) quando Paranaguá foi atingida por rajadas de vento que assustaram a população e deixaram um rastro de destruição na cidade. Até às 19h30 ainda não havia um balanço oficial, mas o JB Litoral apurou que a região da Raia foi uma das mais afetadas na cidade, com o destelhamento de quatro casas, da Igreja Quadrangular, a queda da cobertura do estacionamento em um mercado, pizzaria afetada e desabamento do telhado de uma borracharia. Os estragos também foram grandes no Posto de Combustíveis Santa Rita, em que parte da cobertura voou e até as bombas de combustíveis tombaram.

MAIS LOCAIS AFETADOS

Outra localidade em que os fortes ventos causaram estragos foi no Araçá, também com casas destelhadas e árvores derrubadas, inclusive um pau-brasil centenário caiu na região.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Paranaguá e o Corpo de Bombeiros, mas os dados consolidados ainda não foram divulgados, apenas que as principais ocorrências registradas são queda de árvores e muros, inclusive sobre moradias e rede elétrica, alagamento, interrupção temporária de telefonia e energia elétrica, entre outros.

DANOS MATERIAIS

Ainda segundo as informações preliminares, não há registro de vítima até o momento, apenas danos materiais. Residências e estabelecimentos foram atingidos pela queda de árvores e de muro, algumas ficando sem água, luz e telefonia fixa.

Equipes das secretarias municipais do Meio Ambiente, Obras, Segurança, entre outras, estão nas ruas, onde atuam na recuperação das áreas afetadas, com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

DEFESA CIVIL

A reportagem também procurou a Defesa Civil Estadual e foi informada de que o Governo já se colocou à disposição, mas que as equipes locais estão dando conta dos atendimentos e vão posicionar as autoridades estaduais, em caso de apoio.

Em situações como o registrado nesta quarta (15), a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 ou 153, em sistema de plantão, ou ainda pelo 3420-2944, em horário comercial.

Veja registros do momento em que os ventos atingem a cidade e como ficaram alguns locais afetados:

PREVISÃO DO TEMPO

Conforme o JB Litoral havia antecipado desde essa terça-feira (14), o calor, com temperatura máxima na casa dos 30 graus, segue até sexta-feira (17), quando as mínimas ficam nos 25°C e as máximas oscilam entre 29 e 32°C, segundo o Simepar. Até lá, pancadas de chuva e rajadas de vento que chagam aos 57km/h na sexta. Com os ventos fortes, vêm as nuvens e uma massa de ar mais fria que derruba a temperatura dos 32°C na sexta-feira (17), para 22°C no sábado (18), quando a máxima não passa dos 24°C. O final de semana de Carnaval continua fresquinho no domingo (19), com a mínima chegando aos 20°C e a máxima também não ultrapassando os 24 graus. E será assim durante todo os dias de Momo, com probabilidade alta de chuva, sol aparecendo entre nuvens, rajadas de vento na casa dos 40km/h, e temperaturas oscilando entre 20 e 23°C, até a quarta-feira de cinzas (22).