Gestão Beto Richa gasta R$ 420 mil de dinheiro público por dia em publicidade neste ano


Por Redação JB Litoral Publicado 08/08/2017 às 11h16 Atualizado 14/02/2024 às 20h58

Neste mês, o portal jornalístico Livre.jor, especializado em análise de dados oficiais e estatísticas repassadas nos portais de transparência, divulgou balanço de gastos da gestão do Governador Beto Richa (PSDB) de janeiro a junho de 2017. Foi comprovado gastos de cerca de R$ 75 milhões exclusivamente com publicidade.

Uma das várias propagandas divulgadas constantemente, na televisão e em sites, envolve justamente a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e os recordes de movimentação no terminal.

Segundo a análise técnica, em média o gasto com propaganda institucional desta gestão é de R$ 420 mil por dia, algo que envolve encartes de revistas, veiculação de conteúdo em televisão, publicidade legal, lançamentos de editais e em relatórios públicos.

De acordo com o Livre.jor, se o número for dividido por habitante, o gasto equivale a R$ 6,81 em publicidade por paranaense.

Estes dados constam no balanço do primeiro semestre da Secretaria Estadual de Comunicação, divulgado no Diário Oficial do dia 26 de julho.

“O relatório abrange gastos com publicidade legal e institucional da administração direta do governo, como secretarias, empresas públicas e estatais. Dentre os gastos com publicidade institucional, a mídia que mais recebeu recurso foi a televisão, com 46% da verba utilizada nos primeiros seis meses deste ano. Segundo colocado na lista de mídia utilizada para publicidade, o jornal aparece com quase quatro vezes menos recursos que a TV, pouco mais de R$ 8 milhões, ou seja, 12% da verba total”, explica o Livre.jor.

A área de comunicação é a que mais utilizou verbas de publicidade, com um total de R$ 31 milhões, seguidos da Sanepar, com R$ 14 milhões e o Detran, que utilizou recursos de R$ 7,7 milhões para propaganda.

No ano eleitoral de 2016, que se repetirá em 2018, segundo o Livre.jor, o Governo do Estado triplicou os gastos com propaganda na internet, demonstrando que a gestão Richa está “apostando alto” com verbas públicas nas redes sociais.  “Dos R$ 131 milhões que o Governo do Paraná gastou com propaganda em 2016, R$ 5,58 milhões foram para divulgação na internet e nas redes sociais. No ano anterior, apenas R$ 1,46 milhão, um montante 3,8 vezes inferior, tinha sido gasto nesta rubrica. Os dados somam despesas da administração direta e indireta, divulgados em relatórios publicados nas edições 9.671 e 9.898 do Diário Oficial do Estado”, explica o Livre.jor.

 

*Com informações e gráficos do Livre.jor (Jornalistas José Lázaro Jr. e Alexsandro Ribeiro).

 

Crédito foto: Appa/Governo do Estado