Gigante chinês, maior porta-contêiner a passar pela costa atraca em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 09/02/2015 às 16h00 Atualizado 14/02/2024 às 05h48

O porta-contêineres com maior capacidade de transporte a passar pela costa brasileira atracou no Porto de Paranaguá nesta segunda-feira (9). O navio CMA CGM Tigris tem capacidade de transportar 10.900 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Antes desta embarcação, o navio com maior capacidade a escalar a costa brasileira chegava a, no máximo, 9.600 TEUs.

O Tigris, de 300 metros de comprimento e aproximadamente 50 metros de largura, teve sua construção concluída no final de 2014. Depois de sair de Xangai, a embarcação passou por Hong Kong, Singapura e Santos, antes de atracar em Paranaguá. Agora, ele parte para Buenos Aires e Montevidéu.

No Litoral paranaense, o navio atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) pela manhã e movimentou 1,3 mil TEUs. Em 2014, o porto paranaense teve uma movimentação de contêineres 2% maior do que no ano anterior. Ao longo dos doze meses foram 757,9 mil TEUs movimentados.

Alguns investimentos realizados nos portos paranaenses foram fundamentais para atrair grandes embarcações. Nos últimos três anos, foram feitas três campanhas de dragagem de manutenção para devolver a profundidade original do calado, que permite que grandes embarcações atraquem no Porto de Paranaguá. Com as obras, a profundidade nos berços chega a 13 metros.

“Com este tipo de intervenção, estamos aptos a receber alguns dos maiores navios do mundo, restabelecendo as condições de navegação e elevando a produtividade do porto”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

 

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…