Gleisi garante que obra da entrada da cidade é prioridade e vai acontecer


Por Redação JB Litoral Publicado 12/10/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h21

Durante uma entrevista concedida a radio Litoral Sul FM na semana passada, o prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) destacou que a obra de revitalização da entrada da cidade, orçada em R$ 200 milhões, não ocorreria antes de 2016. 

A declaração levantou dúvida na liberação dos recursos federais para a obra anunciada em junho de 2014 pela senadora Gleisi Hoffmann durante audiência pública junto com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), em Paranaguá. Na oportunidade, o diretor de planejamento e pesquisa do DNIT, Adailton Cardoso Dias, disse que obra poderia começar em 2015 e levaria dois anos e meio para ser concluída.

Diante das declarações do prefeito à reportagem, o JB fez contato com a senadora Gleisi, que garantiu que os recursos federais para a obra já estão reservados no orçamento da União. Disse ainda que antes da intervenção começar é preciso aguardar as conclusões do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e sua aceitação pelo DNIT. “Este calendário atrasou, mas não parou. Embora tenhamos dificuldades financeiras no orçamento da União, esta obra é prioridade e vai acontecer, ainda que com um atraso”, assegurou a senadora. Gleisi informou também que ainda não ocorreu a aceitação do EVTEA por parte do DNIT, em Brasília.

O JB questionou, por fim, a promessa feita em dezembro de 2013 pelo Superintendente Regional do DNIT, José da Silva Thiago, que disse que seria possível incluir a construção de dois viadutos sobre a linha férrea em Paranaguá nesta obra da entrada da cidade. “A possibilidade existe, porém somente poiderá ser confirmada na realização do projeto por parte da empresa definida para a obra através de licitação pública”, concluiu a senadora.lembrando que até o momento o status da obra está em fase de entrega/aceite do EVTEA.

Audiênca com Temer reforçou a obra

Na audiência do prefeito Kersten com o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB), que contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Turismo (FUMTUR), Rafael Gutierres Júnior, o Procurador Geral do Município, Maurício Vitor Leone de Souza e o Secretário de Obras Juliano Vicente Elias, também foram discutidos assuntos relativos ao momento econômico do País, suas consequências para Estados e Municípios. O Prefeito ressaltou a importância das discussões acerca do desenvolvimento portuário em Paranaguá. O vice-presidente da República ressaltou a necessidade da união de todos para que o País supere as dificuldades atuais, o que somente se dará com muita seriedade e austeridade e os esforços da Presidenta Dilma em tal sentido.
Sem previsão de início, o município trabalha para a continuidade do processo de reconfiguração da nova via da entrada da cidade (Avenida Ayrton Senna – BR 277), com a construção de viadutos e vias marginais. Diante da atual ausência de verbas e enquanto não se inicia a construção da obra, o município pede o restauro da via, com nova pavimentação, sinalização e iluminação.