Gleisi: o fato é que a Appa tem uma dívida com a ANTAQ e pagará com os viadutos


Por Redação JB Litoral Publicado 13/11/2015 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h56

Na última semana, durante a assinatura do contrato de dragagem dos portos de Paranaguá e Antonina entre o Ministro dos Portos, Helder Barbalho e o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), no auditório do Palácio Taguaré, sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), a senadora Gleisi Hoffmann (PT) esclareceu ao JB o anúncio da construção de cinco viadutos pela Appa na Avenida Ayrton Senna.

 

Trata-se de obras que fazem parte do Programa de Investimento em Logística (PIL) do Governo Federal, que já foi apresentado na cidade durante audiência pública em 2014 e serão feitos com recursos da União, nesta gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). A senadora explicou que o anúncio do investimento da Appa se deve ao fato da estatal possuir uma dívida junto à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

A empresa repassará os recursos para a construção dos viadutos, como forma de amortização da dívida. Já existe um projeto que o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) fez e esses viadutos constavam no PIL. Com um projeto-base que está praticamente pronto, a nossa intenção era já licitar esse ano.

Com as dificuldades financeiras vividas pelo Governo Federal, o lançamento oficial da licitação foi adiado para 2016”, explicou a senadora. Lembrando que o volume de recursos é na ordem de R$ 400 milhões e inclui ainda a revitalização da entrada da cidade. “O fato é que como a Appa tem uma dívida com a ANTAQ, onde foi feita uma negociação, em que ao invés dessa dívida ser paga a entidade (ligada à União), a ANTAQ abriu mão do valor para que esse projeto comece a ser executado. Então vão ser adiantados os cinco viadutos e depois serão feitos os investimentos na rodovia”, explica Gleisi.

“É um encontro de contas, a Appa está devendo a ANTAQ, que achou por bem que era melhor investir aqui no porto de Paranaguá, na cidade, do que receber o dinheiro”, finalizou a senadora.[tabelas]Audiência pública em 2014 na cidade

 

Em junho de 2014, Gleisi Hoffmann, acompanhada do superintendente do DNIT do Paraná, José da Silva Tiago, do Diretor de Planejamento e Pesquisa, Adailton Cardoso Dias e do ex-deputado federal Ângelo Vanhoni (PT), participou da audiência pública realizada no Teatro Rachel Costa, onde apresentou o projeto de revitalização da entrada da cidade e da BR-277, que fazem parte do pacote de ações do Governo Federal contidas no PIL e anunciou, inclusive, a construção dos viadutos. Porém, um ano antes, a construção de viadutos na BR-277 foi promessa feita por José da Silva Thiago, do DNIT. O projeto tem por objetivo fazer a readequação do acesso ao porto Dom Pedro II, segundo a senadora paranaense, uma das prioridades do Governo Federal para a cidade e região.

No mês passado, em uma entrevista concedida à rádio Litoral Sul FM, o prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB) destacou que a obra de revitalização da entrada da cidade feita pela União terá seu início para 2016. Ele ressaltou ainda que esteve junto à senadora petista, em audiência pública, no DNIT, oportunidade que o diretor de planejamento e pesquisa do órgão, Adailton Cardoso Dias, disse que obra levará dois anos e meio para ser concluída. Diante das declarações do prefeito, o JB fez contato com a senadora Gleisi, que garantiu que os recursos federais para a obra já estão reservados no orçamento da União. Disse ainda que antes da intervenção começar é preciso aguardar as conclusões do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e sua aceitação pelo DNIT. “Este calendário atrasou, mas não parou. Embora tenhamos dificuldades financeiras no orçamento da União, esta obra é prioridade e vai acontecer, ainda que com um atraso”, assegurou a senadora.