Governo do Estado fala sobre a construção da Nova Ferroeste e investimentos da Portos do Paraná em evento internacional


Por Gabriel Santos Publicado 12/05/2022 às 17h35 Atualizado 17/02/2024 às 08h23

A construção da Nova Ferroeste e os investimentos no setor portuário foram alguns dos temas discutidos na apresentação do Governo do Paraná no Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável, em Foz do Iguaçu. O encontro foi promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu e começou na quarta-feira (11).

Durante os três dias de evento, os empresários do ramo da logística internacional e representantes do governo do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile trocam experiências sobre as melhores práticas relacionadas ao transporte de mercadorias por via terrestre, marítima e aérea. A empresa pública Portos do Paraná também esteve presente nas discussões, comentando a respeito da construção do novo corredor ferroviário que ligará o Porto de Paranaguá ao Estado do Mato Grosso.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, a Nova Ferroeste é uma das ações de investimento já planejada no setor logístico. “A localização estratégica do Estado faz com que os países vizinhos usem nossa estrutura para fazer negócios com o mundo inteiro. Por isso, queremos mostrar as melhorias em rodovias, a nova Ponte da Integração, a Nova Ferroeste, os investimentos nos portos e nos aeroportos”, diz.

Outro ponto levantado foi a retomada da parceria comercial entre Brasil e Paraguai. A relação ficou paralisada após as restrições do governo brasileiro ao embarque da soja transgênica vinda do país vizinho. De acordo com o diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, o setor portuário de Paranaguá perdeu muito com o fim da parceria internacional.

“O Brasil perdeu negócios importantes e o Porto de Paranaguá foi muito prejudicado. Agora, o Governo do Estado corre atrás do tempo perdido e apresenta as vantagens para reconquistar estas parcerias. Os investimentos em melhorias marítimas e terrestres fazem com que Paranaguá ofereça os melhores custos logísticos, com redução de até 25 dias no tempo de transporte”, comenta.

Com informações da AEN

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…