Guaraqueçaba é a primeira cidade brasileira a vacinar moradores de 30 anos


Por Marinna Prota Publicado 08/06/2021 às 14h06 Atualizado 16/02/2024 às 04h40

Por Karla Brook

Nesta terça-feira (08), moradores de Guaraqueçaba a partir dos 30 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19, tornando-se a primeira cidade brasileira a iniciar a imunização nesta faixa etária, de acordo com a prefeitura municipal. 

Pessoas dos 30 a 49 anos já podem se vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na sede do município, em Tagaçaba e, também, na UBS de Superagui. Para garantir a primeira dose da vacina, os moradores precisam comparecer nesses locais, portando documento original com foto, (RG, CPF, CNH ou CTPS), cartão do SUS e comprovante de residência.

Nas demais regiões, a vacinação acontecerá por agendamento. “Nós vamos comunicar os moradores, com antecedência, para vacinarmos todos o quanto antes. Por enquanto, a vacinação para essa faixa etária acontece nessas três unidades de saúde”, explicou o secretário da Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, o Thuca da Saúde, como popularmente é conhecido.

“Considerando que toda as comunidades de nosso município são ribeirinhas e estão localizadas em locais de difícil aceso como mar, ilhas e lagos, onde as principais atividades se concentram na pesca, agricultura de pequena escala, criação de animais e extrativismo vegetal, turismo e artesanato, as vacinas são importante vem em boa hora, pois alem de ser uma medida contra a Covid19 também nossas comunidades, poderão aos poucos voltarem ao normal com suas atividades, com suas vidas protegidas”, acrescentou Thuca da Saúde.

De acordo com o relatório de cobertura vacinal da Covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 23,9% da população de Guaraqueçaba recebeu, até o momento, a primeira dose contra o Coronavírus. Em relação à segunda dose, 11,3 % dos moradores estão imunizados. A meta da prefeitura é vacinar toda a cidade até o mês de setembro deste ano.

No entanto, a prefeita, Lilian Ramos Narloch (PSC), pede aos moradores, em um vídeo que circula nas redes sociais da prefeitura, que não abandonem os cuidados contra o vírus. “ A vacina é uma das medidas de enfrentamento ao Covid. Então é necessário que continuemos com todas as outras medidas, como usar máscara, lavar sempre as mãos, evitar aglomerações e só sair de casa quando necessário”, alertou.