Guaratuba aparece como a melhor cidade do Litoral em ranking de desenvolvimento sustentável


Por Gabriel Santos Publicado 10/07/2022 às 10h30 Atualizado 17/02/2024 às 12h18
, guaratuba, cidade praça dos namorados guaratuba
Já antonina foi a cidade com a classificação mais baixa entre os municípios da região;(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Matinhos)

Divulgado na última sexta-feira (8), o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades mostra como as gestões municipais têm adotado políticas públicas a fim de seguir as metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Litoral, a cidade mais bem ranqueada na classificação nacional foi Guaratuba, ocupando a 211ª posição.

Segundo os pesquisadores do projeto, o município litorâneo apresenta bons índices relacionados ao acesso à água potável e saneamento básico, a energia limpa e acessível e por promover uma pesca sustentável na região.

Já a cidade do Litoral com a colocação mais baixa foi Antonina, que está na 1962° posição. De acordo com o índice, o município capelista apresenta problemas relacionados à desigualdade social, preservação do meio ambiente, igualdade de gênero e acesso à educação.

O que é a ODS?

Com o intuito de elencar medidas de combate à pobreza, de promoção a igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável, acesso à educação, além de estabelecer outros direitos sociais à população a fim de garantir um bom convívio mundial, a Organização das Nações Unidas estabeleceu 17 metas para os países, membros da entidade mundial, cumprirem até 2030.

Os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de ações de apelo global a serem tomadas pela iniciativa privada, entidades sociais e administrações públicas. Organizada por uma série de providências, essas medidas são voltadas aos diversos setores da sociedade. Veja todos os objetivos de desenvolvimento sustentável, clicando aqui.

Confira a classificação de todas as cidades da região:

Guaratuba: 211ª posição;
Guaraqueçaba: 465ª posição;
Paranaguá: 902ª posição;
Morretes: 1292ª posição;
Pontal do Paraná: 1431ª posição;
Matinhos: 1668ª posição; e
Antonina: 1962ª posição.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…