Guaratuba avança com o Plano de Mobilidade Urbana e 1ª audiência pública é realizada


Por Marinna Prota Publicado 16/04/2021 às 13h48 Atualizado 15/02/2024 às 23h36

Por Assessoria de Imprensa

A 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana de Guaratuba foi realizada na quinta-feira (15). A audiência foi transmitida pelo canal no YouTube do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI/UFPR), que está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana da cidade através de um convênio firmado entre o Município e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), também vinculada à UFPR. 

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de política instituído pela Lei da Mobilidade Urbana 12.587/12 e atua como uma ferramenta de planejamento, orientação e desenvolvimento do transporte em áreas urbanas e seus arredores.

Participaram da audiência o prefeito Roberto Justus, o secretário Municipal do Urbanismo, Claudio Luiz Dal Col (Comissão técnica), o Diretor Técnico do Urbanismo, Carlos Danilo Machado de Souza (Comissão técnica), o engenheiro civil e professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Eduardo Ratton (Coordenação geral) e a engenharia civil Amanda Christine Gallucci Silva (Coordenação executiva).

O prefeito Roberto Justus abriu a audiência falando da importância da participação da população na construção do plano e ressaltando que o desenvolvimento tem que acompanhar a sustentabilidade e a justiça social. “Nós temos os maiores experts do assunto a nossa disposição, a hora é agora, temos que mostrar a eles tudo que passamos, nossas dificuldades, para que assim eles possam trabalhar com essas informações e trazer soluções para nossa cidade”. O prefeito também destacou que irá implantar as medidas mais urgentes de mobilidade urbana tão logo o plano seja entregue pelo Instituto. 

O Prof. Dr. Eduardo Ratton fez a apresentação dos conceitos da mobilidade urbana, da Política Nacional da Mobilidade Urbana e apresentou a equipe técnica de elaboração do Plano. Após, a engenheira Amanda Gallucci apresentou as etapas de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Guaratuba, os prazos e a metodologia que será adotada.

Em média 200 pessoas acompanharam a live durante a transmissão, na manhã desta sexta-feira 1.147 visualizações já haviam sido feitas do vídeo (link abaixo). As pessoas que acompanharam puderam enviar questões para o chat que foram respondidas pelos participantes ao final das explanações. Muitas das questões e observações levantadas pelo público foram a respeito de ciclovias, rotatórias, semáforos, binários e identificação de ruas. Questões e sugestões podem ser ainda enviadas para o e-mail: pmuguaratuba@itti.org.br.

A audiência é a primeira de quatro que ocorrerão ao longo da elaboração do estudo que iniciou em fevereiro de 2021 e tem término previsto para outubro de 2021. A próxima será marcada em breve e divulgada pelos canais oficiais da Prefeitura e pela imprensa. 

A 1ª Audiência do PMU Guaratuba pode ser visualizada através do link: https://youtu.be/wzRdGLyDNwQ