Guaratuba começa obras de mobilidade na Avenida Atlântica
Em meio a temporada de verão, a secretaria de Urbanismo de Guaratuba deu início a um dos projetos mais ambiciosos da cidade: o plano de mobilidade urbana. A proposta, que foi estudada e discutida por 9 meses, dará inicio a revitalização da orla, que deixará de ser um espaço entre aqueles que caminham e os ciclistas.
De acordo com o secretário Cláudio Dal Col, as mudanças começaram a ser vistas hoje entre o quiosque 5 e 6 da Avenida Atlântica. “Todos sairão ganhando com as melhorias. Vamos colocar os carros e as ciclofaixas na avenida e o calçadão fica para quem quer andar e correr”, ressalta o gestor, que passou o dia acompanhando os trabalhos na área logo atrás da Avenida 29 de abril, no Centro.
As cargas e descargas ficarão nas laterais, sem prejuízo para quem utiliza hoje a Avenida e utiliza o espaço para trabalho. “As obras atrapalham um pouco a rotina, mas é sempre pensando no bem de todos que realizamos. Foram muitos estudos que viabilizaram a nova orla de Guaratuba, que começa agora a ser reestruturada e continuará em sua melhoria constante, até atingirmos o planejado, que é entregar um espaço melhor para todos”, ressalta Cláudio.
As mudanças devem impactar também na velocidade e característica visual do espaço, que passará por atualizações ao longo de 2022. Funcionárias da secretaria já foram avistados por toda a faixa de areia mapeando o espaço e iniciando as melhorias já autorizadas.
Em contato com a reportagem, alguns dos funcionários da prefeitura ressaltaram que todo o material já está disponível e que não deve demorar para que toda a parte voltada aos ciclistas seja finalizada.
Turistas que passavam por essa primeira etapa da obra elogiaram as novidades e se surpreenderam. “Toda melhoria vem para o bem. As pessoas vão ter mais espaço para aproveitar o calçadão e os carros e bicicletas vão ter um ambiente adequado”, disse a turista curitibana, Geovanna Silva.