Guarda Civil Municipal comemora 16 anos de atividades


Por Redação JB Litoral Publicado 18/12/2014 às 05h00 Atualizado 14/02/2024 às 04h40

A Guarda Civil Municipal completou, na quarta-feira, 16 anos de atividades em Paranaguá. Criada de acordo com a Lei Municipal 2.067, de 17 de dezembro de 1998, embasada no artigo 144, inciso VIII da Constituição Federal, a GCM de Paranaguá foi uma das primeiras do Paraná.

O trabalho da corporação é marcado pelas ações preventivas e educativas. Com a missão de proteger o patrimônio público, a GCM ainda atua na segurança da população e contribui para preservar a vida de pedestres e motoristas na orientação do trânsito, além de atuar na defesa civil e proteção ambiental.

?Fico muito orgulhoso e honrado por estar participando das comemorações dos 16 anos da Guarda Civil Municipal. Os guardas têm realizado um bom trabalho na cidade e o prefeito Edison Kersten tem investido para que cada vez mais esse serviço seja aprimorado e atenda a população da melhor maneira possível?, afirma o secretário de Segurança, Cícero Alves Fernandes (foto).

Atualmente a corporação é composta por mais de 320 servidores e entre as conquistas recentes está a ampliação da frota, que tem à disposição mais de 20 viaturas, entre automóveis e motocicletas. Também foi criada o grupo tático Romu e a Divisão Marítima e Ambiental.

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o município vem trabalhando para implantar novas câmeras de vigilância de alta precisão. Hoje os equipamentos estão instalados em dez pontos da cidade e estão ligados a uma Central de Monitoramento e ainda existe um projeto de expansão, já aprovado pelo Governo Federal. ?O objetivo é preservar o patrimônio público, coibir delitos e identificar criminosos e infratores, contribuindo para o trabalho de outros órgãos de segurança e reduzindo os índices de violência na cidade?, ressalta o secretário.

NOVA FUNCIONAL

Fazendo parte das comemorações dos 16 anos da corporação, no próximo dia 23, durante a festa de confraternização de fim de ano dos servidores da Semseg (Secretaria Municipal de Segurança), os integrantes da GCM receberão a nova carteira de identificação funcional.

De acordo com o secretário Cícero, a nova carteira funcional da GCM é mais um dispositivo a favor do reconhecimento profissional para os agentes de segurança do município. Ele informa que a corporação vai ter uma cédula de identidade funcional padronizada, o que não acontecia anteriormente, quando existiam dois tipos de identificação, sendo uma para os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e outra para o restante da corporação.

Além disso, também há a questão de alguns guardas municipais, aprovados no último concurso, na administração anterior, que sequer receberam as carteiras funcionais.