Guarda Civil Municipal comemora 16 anos de atividades


Por Redação JB Litoral Publicado 18/12/2014 às 05h00 Atualizado 14/02/2024 às 04h40

A Guarda Civil Municipal completou, na quarta-feira, 16 anos de atividades em Paranaguá. Criada de acordo com a Lei Municipal 2.067, de 17 de dezembro de 1998, embasada no artigo 144, inciso VIII da Constituição Federal, a GCM de Paranaguá foi uma das primeiras do Paraná.

O trabalho da corporação é marcado pelas ações preventivas e educativas. Com a missão de proteger o patrimônio público, a GCM ainda atua na segurança da população e contribui para preservar a vida de pedestres e motoristas na orientação do trânsito, além de atuar na defesa civil e proteção ambiental.

?Fico muito orgulhoso e honrado por estar participando das comemorações dos 16 anos da Guarda Civil Municipal. Os guardas têm realizado um bom trabalho na cidade e o prefeito Edison Kersten tem investido para que cada vez mais esse serviço seja aprimorado e atenda a população da melhor maneira possível?, afirma o secretário de Segurança, Cícero Alves Fernandes (foto).

Atualmente a corporação é composta por mais de 320 servidores e entre as conquistas recentes está a ampliação da frota, que tem à disposição mais de 20 viaturas, entre automóveis e motocicletas. Também foi criada o grupo tático Romu e a Divisão Marítima e Ambiental.

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, o município vem trabalhando para implantar novas câmeras de vigilância de alta precisão. Hoje os equipamentos estão instalados em dez pontos da cidade e estão ligados a uma Central de Monitoramento e ainda existe um projeto de expansão, já aprovado pelo Governo Federal. ?O objetivo é preservar o patrimônio público, coibir delitos e identificar criminosos e infratores, contribuindo para o trabalho de outros órgãos de segurança e reduzindo os índices de violência na cidade?, ressalta o secretário.

NOVA FUNCIONAL

Fazendo parte das comemorações dos 16 anos da corporação, no próximo dia 23, durante a festa de confraternização de fim de ano dos servidores da Semseg (Secretaria Municipal de Segurança), os integrantes da GCM receberão a nova carteira de identificação funcional.

De acordo com o secretário Cícero, a nova carteira funcional da GCM é mais um dispositivo a favor do reconhecimento profissional para os agentes de segurança do município. Ele informa que a corporação vai ter uma cédula de identidade funcional padronizada, o que não acontecia anteriormente, quando existiam dois tipos de identificação, sendo uma para os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e outra para o restante da corporação.

Além disso, também há a questão de alguns guardas municipais, aprovados no último concurso, na administração anterior, que sequer receberam as carteiras funcionais.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…