História da criação do Colégio Estadual José Bonifácio se transforma em livro de entrevistas


Por Gabriel Santos Publicado 11/06/2022 às 16h45 Atualizado 17/02/2024 às 10h28

Com mais de 80 anos de atividade, o Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá, foi frequentado por diversas gerações de moradores da cidade, que estudaram nas salas de aula do local. Para contar sobre o passado da escola, a professora de História, Carmen Lúcia da Silva, escreveu o livro “José Bonifácio: Memórias do Ginásio”.

O livro foi lançado na última sexta-feira (10), em um evento especial no auditório do colégio, onde esteve presente toda a equipe que participou da produção da obra. Segundo a autora, a publicação nasceu em 2009, quando ela tentou encontrar registros históricos sobre o colégio e, na época, achou apenas uma fonte bibliográfica referente ao assunto.

“Por isso, tive a ideia de fazer esse projeto. A proposta foi entrevistar as pessoas que estudaram ou trabalharam na escola para contarem suas experiências. Nesse momento, também começamos a filmar os depoimentos e transcrever as informações para montar o livro”, comenta.

A escritora explica que chegou ao resultado final a partir do auxílio das professoras Ana Lúcia Richter e Eunice Oliveira de Souza Alves, do professor Adriano Barrozo Mendes, assessor em tecnologias educacionais, e do cinegrafista William Souza dos Santos.

Questionada a respeito de qual ocasião mais chamou sua atenção durante a produção da obra literária, Carmen destacou a oportunidade de conhecer os antigos estudantes do colégio estadual. “O que mais me emocionou foi ouvir os depoimentos de duas ex-alunas, com mais de 90 anos, que estudaram na primeira turma do ginásio. Essas conversas foram importantes para conhecermos a origem da escola”, diz.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.
Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…