Hospital Regional não registra mortes por Covid-19 no Carnaval


Por Publicado 02/03/2022 às 13h49 Atualizado 17/02/2024 às 02h49
Números são alívio para comunidade local que viu crescente mortes, principalmente entre idosos, em janeiro e fevereiro. Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral

Após 10 dias, o boletim epidemiológico do Hospital Regional do Litoral (HRL) voltou a atualizar dados sobre a situação de internamentos na ala Covid-19.

A novidade é que não há nenhuma nova morte na unidade, situação que parece ter sido controlada após a alta de janeiro e início de fevereiro, em que o espaço referência saltou de 6 para 22 internamentos e voltou a registrar falecimentos diárias.

Neste momento há 18 pacientes em acompanhamento, desses, 15 foram confirmados com a infecção de Sarc-CoV-2, 1 está em investigação e outros 2 deram negativo.

Desde o início da pandemia, foram avaliados 3.691 pacientes, sendo 1.715 casos descartados e outros 1975 pacientes confirmados, além daquele que segue em análise. Já a gripe que ganhou projeção na virada, a Influenza A H1N3, teve 40 casos confirmados.

O boletim contrasta com a realidade enfrentada no início de 2022 e vai na mesma linha de outras cidades, que tiveram súbito aumento devido à variante Ômicron, mas agora já passam a registrar número baixos, o que, segundo o Ministério da Saúde, pode ser configurado como o “início do fim da pandemia” após 2 anos.

A expectativa é que a pasta comandada por Marcelo Queiroga decrete o fim da pandemia em março e passe a tratar a situação do novo Coronavírus como endemia sazonal.