Hospital Regional tem crescimento de 63% nos leitos ocupados na ala Covid-19 em uma semana
O Hospital Regional do Litoral (HRL), divulgou um novo boletim epidemiológicos e, nas informações relatadas no dia 12 de janeiro, informaram que houve o aumento de 11 para 18 internados na ala que cuida da pandemia do novo Coronavírus.
A unidade tem apenas um óbito em janeiro, que está em investigação. A última confirmação de morte por Covid-19 ocorreu no dia 23 de dezembro, quando um senhor de 57 anos, residente de Paranaguá, não resistiu ao vírus. Este foi o único caso de morte confirmada no HRL no último mês de 2021.
Com essas informações de novas internações, em uma semana a unidade viu a procura por leitos crescer em 63%. Já que há também pacientes confirmados com a gripe Influenza A H3N2.
O último grande aumento tinha sido registrado no final de novembro, quando foi superando 15 casos de pessoas infectadas que precisavam de tratamento, além de diversas investigação de possíveis infecções.
Os 18 infectados que necessitam de acompanhamento médico são divididos entre 3 positivos e 15 em investigação. Os números da H3N2 chegaram a 12 confirmações. Mas, mesmo com o surto vivido nesse início de ano, a vacinação acelerada fez com que os casos graves dessa nova onda ocorressem em menor escala.
A grande preocupação do momento é com a nova variante encontrada na África do Sul, chamada de Ômicron, e que tem 35 mutações em comparação com o vírus original. A título de comparação, a variante Delta, que é mais transmissível, tem apenas 11, além da nova gripe, que tem contaminado muitas pessoas na região.
O JB Litoral procurou o Hospital Regional do Litoral para saber qual o nível de vacinação das pessoas internadas, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.