I Mostra de Teatro online de Paranaguá terá projetos contemplados com a Lei Aldir Blanc


Por Redação JB Litoral Publicado 22/04/2021 às 15h50 Atualizado 16/02/2024 às 00h10
fantástica cia de teatro

Marinna Protasiewytch com informações da ASCOM Prefeitura de Paranaguá

No mês de maio será realizada a I Mostra de Teatro Online de Paranaguá. A ação será promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) da cidade entre os dias 1 a 13 de maio. Esta é uma estratégia adotada para que a população consiga driblar os percalços e impedimentos causados pela pandemia da Covid-19. O evento será gratuito e realizado através do facebook da Secultur.

Os projetos que devem participar da programação são de companhias teatrais de Paranaguá e alguns contemplados através da Lei Aldir Blanc, que garantiu o pagamento do auxílio emergencial para o setor cultural em 2020. Além disso, será possível acompanhar rodas de conversas.

“Estamos vivendo uma nova realidade devido ao covid-19, então a equipe da Secultur firmou uma parceria com as companhias teatrais eorganizou a mostra para levar cultura, através das apresentações teatrais e rodas de conversa, seguindo todos os protocolos dos órgãos de saúde”, destacou o secretário da pasta, Harrison Moreira de Camargo.

Conheça as Cias teatrais que participarão da mostra:

  • A Fantástica Cia de Teatro

A companhia é formada por Mariana Zanette na direção artistica, Aorelio Domingues na cenografia, Marcela Zanette na sonoplastia e direção musical e Augusta Zanette na execução dos figurinos. Nosso trabalho busca uma estética voltada para o realismo fantástico, o lúdico e o teatro como forma de comunicação reflexiva. Nosso trabalho engloba a música, o teatro e o circo para a montagem de espetáculos que levem o público a um universo mágico, de sonho, do inconsciente. Com uma dramaturgia que trate de assuntos pertinentes a sociedade contemporânea. Trabalham com inúmeras parcerias em espetáculos de produtores e companhias diversos, grupos musicais, grupos circenses. Sempre priorizando as relações pessoais e o afeto com a arte.

  • Cia de Teatro de Bonecos La Pollia

A companhia foi criada no ano 2007 pelo artista titireteiro e músico Ruddy Castillo Rojas de nacionalidade peruana da qual recorreu parte dos países sul-americanos em turnê durante os anos 2009 e 2010 apresentando espetáculos com teatro de bonecos e circo. Em 2011 se uniu com a Artísta Bonequeira Elizangela Sarraff de nacionalidade brasileira, realizando espetáculos e paralelamente investigando sobre as técnicas tradicionais de teatro de animação e a utilização dessa linguagem na educação. Dessa união a Cia. vem realizando projetos oferecendo oficinas e produzindo espetáculos explorando a linguagem do teatro de animação, dentre os trabalhos já realizados estão oficinas de construção e manipulação de bonecos, oficinas de pantomima, oficinas de malabares.

  • Cia de Artes Cênicas Sem Farsa Modesta

A companhia foi criada em 2005, pelo ator e diretor Julio Cristianocom o intuito de sensibilizar e instigar o interesse pela arte e pelo fazer Teatral.

  • Cia Reticências Produções

Companhia de teatro e oficinas envolvendo arte, contação dr histórias e mediação de leitura, há quatro anos no mercado a Cia Theatral Reticências produz espetáculos, independentes e por encomenda, além de fazer oficinas no litoral do Paraná.

  • Cia Povaréu Bonequense

De acordo com o ator Rogério Soares, a companhia é umama pequena mistura de bonecos, idéias e um artista, que, interpretam “coisas bacanas” para que outras pessoas aprendam e se divirtam.

  • Cia Cultural Rainha Maçã

De acordo com Breno Oberdan, a companhia foi criada para estudo e montagens artísticas e culturais, além de experimentos como modo de aprendizado.

Confira a programação do mês de maio:
01/05: Fragmentos poéticos da terra caiçara – da Fantástica Cia de Teatro, às 20h;
02/05: Peixe Morto – da Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 16h;
03/05: Julia da Costa – Alma da poesia e sombras – Companhia os Palhaçudos, às 20h;
04/05:Causos do Teatro Parnanguara – Cia de Artes Cênicas Sem Farsa Modesta, às 20h;
05/05:Um pão para cada vizinho – Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 20h;
06/05: O objeto culposo -Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 20h;
07/05: Mistério dos Orixás – cia Reticências….Produções, às 20h;
08/05: A lenda da perereca – cia Povaréu Bonequense, às 16h;
09/05: O velho, o burro e o manguezal – cia Povaréu Bonequense, às 16h;
10/05: A fonte — Cia de Artes Cênicas Sem Farsa Modesta, às 20h;
11/05: Gaiolas – Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 20h;
12/05: Gabriel – Guto Quenehenn, às 20h;
13/05: Quem casa, quer casa – Cia Cultural Rainha Maçã, às 20h.