Iguá tem novo Plano de Segurança Hídrica para melhorar e garantir prestação de água


Por Assessoria de Imprensa Publicado 22/03/2022 às 06h49 Atualizado 17/02/2024 às 04h28

Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Iguá, empresa de saneamento, divulgou algumas das ações em andamento para assegurar a prestação adequada dos serviços de água e esgoto à população e avanços conquistados recentemente.

Novidades serão implementadas graças ao Dia Mundial da Água Foto: Divulgação

Ao longo de 2021, a companhia realizou um detalhado estudo referente ao plano de segurança hídrica, com o intuito de mapear as condições dos mananciais de suas operações pelo Brasil. “Nosso objetivo é ter maior visibilidade sobre o que precisa ser feito para garantir o abastecimento de qualidade aos municípios atendidos nos próximos anos, considerando o impacto do crescimento populacional e de mudanças climáticas, por exemplo”, diz o coordenador da Iguá, Péricles Weber.

O plano se baseia na avaliação de riscos e prevê o equilíbrio entre a demanda do sistema e a disponibilidade das fontes atuais, levando em conta aspectos como projeção demográfica, redução de perdas hídricas e consumo. A partir disso, foi estabelecido um índice para representar o nível de segurança de cada manancial. As equipes de engenharia da concessionária devem atuar para que esse indicador se mantenha em patamares adequados.

As ações previstas, que tiveram início este ano, também estão relacionadas com as frentes do plano estratégico de sustentabilidade da Iguá, criado para transformar a empresa em referência para as questões no saneamento no mundo.

Imagem: Divulgação
Expansão das redes

Ainda por ocasião da data comemorativa, a Iguá destaca avanços importantes relacionados à expansão dos sistemas de abastecimento e distribuição de água, e de esgotamento sanitário em 2021. A companhia realizou uma série de investimentos em obras e melhorias ao longo do ano, beneficiando a população dos municípios onde está presente: foram 11 mil novas ligações de água e 17 mil de esgoto, além de 72 quilômetros a mais de redes de distribuição de água e 217 quilômetros de redes coletoras.

A concessionária também registrou evolução em alguns indicadores de desempenho relevantes. O percentual de esgoto tratado pela empresa cresceu cerca de quatro pontos, alcançando 81,9% em 2021. O índice de qualidade da água fechou o ano em 99,8% (era 99,3% em 2020) e o de esgoto ficou em 93,6% (ante 86,9% no ano anterior). As perdas hídricas, por sua vez, um dos problemas que mais afetam o setor de saneamento, caíram de 40,1% (2020), para 35,5% (2021). “São números que representam progressos significativos e reafirmam nosso compromisso com os serviços prestados aos mais de 7,1 milhões de clientes”, afirma Weber.