Inédito: UFPR abre edital simplificado para preencher vagas de graduações em Matinhos e Pontal do Paraná


Por Flávia Barros Publicado 06/02/2023 às 17h16 Atualizado 18/02/2024 às 04h16
Processo para preencher vagas remanescentes em Matinhos e Pontal do Paraná utilizará nota do Enem. Foto: Reprodução/Google

Quem tentou uma das vagas para ingressar na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nas unidades de Matinhos e Pontal do Paraná, mas acabou não conseguindo entrar por meio do concorrido vestibular de uma das universidades mais bem conceituadas do país, agora pode ter mais uma chance. Foram abertas nesta segunda-feira (6) e seguem até às 17 horas do próximo dia 15, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para atender os Campi Avançados da UFPR, dois dos quais ficam no Litoral. A seleção utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que os candidatos tenham feito entre 2015 e 2022.

AS VAGAS

Para o campi de Matinhos, as vagas são para os cursos de:

Agroecologia, nível Tecnológico, 15 vagas (turno da manhã);
Ciências, Licenciatura, 17 vagas (turno da noite);
Ciências Ambientais, Licenciatura/Bacharelado, 20 vagas (período integral – manhã e tarde);
Geografia, Licenciatura, 12 vagas (turno da noite);
Gestão de Turismo, nível Tecnológico, 18 vagas (turno da noite);
Linguagem e Comunicação, 15 vagas, (turno da noite);
Saúde Coletiva, Bacharelado, 23 vagas (turno da manhã).

E para o campi de Pontal do Paraná, as vagas são para os cursos de:

Ciências Exatas (Física/Matemática/Química), Licenciatura, 23 vagas (turno da noite);
Engenharia Ambiental e Sanitária, Bacharelado, 13 vagas (turno da tarde);
Engenharia Civil, Bacharelado, 16 vagas (turno da tarde);
Engenharia de Aquicultura, Bacharelado, 15 vagas (turno da manhã).

PARA NÃO SOBRAR VAGAS

De acordo com a UFPR, o PSS é uma ação conjunta da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra), das direções dos campi do interior e do Litoral, da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR. O curto período de inscrições (apenas 11 dias), deve-se à proximidade do início das aulas, em 20 de março. A iniciativa inédita tem o objetivo de aumentar a eficiência na ocupação das vagas ofertadas pela Federal do Paraná.

Segundo o diretor da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi, Renato Bochicchio, desde 2016 os campi e setores da universidade no interior e no Litoral acompanham uma tendência de queda na procura dos cursos de graduação. O gestor pontua que o fenômeno atinge a maioria das universidades públicas brasileiras.

Esse comportamento é multifatorial, podendo ser, em parte, explicado pela perda progressiva de renda da classe trabalhadora; aumento exponencial de oferta de cursos EAD de baixo custo de faculdades particulares; ataques simbólicos severos às universidades e à ciência em anos anteriores; saturação de empregabilidade e baixa remuneração de parte das profissões dos cursos ofertados”, esclareceu.

O reflexo desse processo, segundo o gestor, resulta em um número significativo de cursos com excedentes de vagas desocupadas. “O problema atinge muitos cursos da capital, e parte importante das graduações ofertadas em quatro dos cinco campi da UFPR fora de Curitiba”, afirmou Renato.

PROCESSO PODE VIRAR MODELO

Já o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Júlio Gomes, explicou que o tipo de ocupação de vagas remanescentes poderá ser estendida a todos os setores da UFPR, nos próximos anos. “Agradeço a todos os envolvidos na discussão e na elaboração do processo que, em um prazo muito reduzido, permitiu viabilizar a iniciativa. Ela constitui uma experiência de simplificar e diversificar os processos de ingresso na Universidade, com o objetivo de ocupar o maior número possível de vagas oferecidas”, disse.

Os interessados em participar do processo seletivo podem clicar AQUI e seguir o passo a passo.