Agência do INSS volta a atender a população presencialmente, em Paranaguá
A Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Paranaguá, volta atender presencialmente, segundo a Portaria de nº 982/2022, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira (2), a medida serve para todas as unidades no país. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O texto se refere aos serviços de alta e baixa complexidade. Nos atendimentos considerados simplórios são mencionados as orientações e informações básicas sobre o benefício, a emissão de senha para acesso ao portal Gov.br, e autoatendimentos orientados.
Já os casos apontados dentro da categoria “Atendimentos Especializados”, que envolvem uma complexidade maior para resolver certas demandas, como solucionar questões ligadas ao órgão mantenedor que impossibilita a realização dos serviços, problemas com o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), entre outros assuntos, a população pode ir nas agências ou fazer o agendamento prévio.
Os atendimentos priorizam os idosos acima de 80 anos e são feitos com a entrega de senhas, para quem combina os horários com antecedência, por meio do site “Meu INSS”, existe o tempo de tolerância de 15 minutos para retirá-las. As decisões têm o objetivo de evitar a aglomeração no espaço.
Confira lista dos atendimentos prestados nas Agências do INSS em Paranaguá.
Atendimentos Simplificados:
- Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
- Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
- Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru;
- Bloquear/desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado;
- Alterar Local ou Forma de Pagamento;
- Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho;
- Devolução de Documentos;
- Retirada de Histórico de Atendimento de Chat ou Central 135;
- Orientações e Informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários; e
- Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos.
Atendimentos Especializados:
- Apresentar Contestação de NTEP;
- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
- Consulta à consignação administrativa;
- Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico;
- Solicitar Retificação de CAT;
- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / MOB PRESENCIAL;
- Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;
- Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;
- Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru; e
- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.