Itaipu abre editais de patrocínio para esportes, cultura e feiras municipais; projetos do Litoral podem ser contemplados


Por Luiza Rampelotti Publicado 02/10/2024 às 15h50

Projetos esportivos, culturais e feiras municipais do Litoral do Paraná podem se beneficiar dos novos editais de patrocínio divulgados pela Itaipu Binacional. As inscrições, que começam em novembro, visam apoiar iniciativas de entidades sem fins lucrativos e fortalecer o desenvolvimento sustentável da região. A medida faz parte de uma estratégia da empresa para centralizar os pedidos e otimizar a alocação de recursos, promovendo maior transparência e eficiência no processo.

Os projetos esportivos poderão ser inscritos a partir de 1º de novembro de 2024, enquanto as iniciativas culturais terão suas inscrições abertas em 1º de dezembro de 2024. Já os pedidos de patrocínio para feiras e exposições municipais poderão ser submetidos a partir de 1º de janeiro de 2025.

Compromisso com a transparência e o desenvolvimento sustentável

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a importância da transparência no processo de escolha dos projetos a serem patrocinados. “A Itaipu reforça seu compromisso com a imparcialidade, criando um processo claro, acessível e inclusivo para as entidades sem fins lucrativos“, afirmou. Segundo Verri, a empresa pretende garantir que a seleção seja feita com base em critérios justos, promovendo a equidade e oferecendo oportunidades iguais a todas as organizações que compartilham a visão de desenvolvimento sustentável da Itaipu.

Ana Paula Hedler, chefe da Comunicação Social da Itaipu e coordenadora do Comitê de Patrocínios, acrescenta que o patrocínio desempenha um papel crucial na construção e fortalecimento da imagem institucional da empresa. Ela explica que centralizar os pedidos em períodos específicos ajuda a garantir uma aplicação mais eficiente dos recursos, promovendo maior visibilidade para as ações apoiadas.

Litoral do Paraná pode ser beneficiado

A área de influência da Itaipu Binacional abrange 434 municípios, sendo 399 no Paraná, onde está o Litoral, e 35 no Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 11 milhões de pessoas. Com isso, os projetos desenvolvidos nas cidades litorâneas de Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, também podem ser contemplados pelos patrocínios, promovendo o desenvolvimento de eventos locais e o fortalecimento das atividades culturais e esportivas da região.

Os recursos destinados pela Itaipu para esportes, feiras e exposições somam R$ 3,5 milhões cada, enquanto a área cultural contará com um investimento de R$ 3 milhões, totalizando R$ 10 milhões disponíveis para os três editais. A relevância dos projetos para as comunidades locais e o impacto social que promovem serão critérios importantes para a escolha dos patrocínios.

Critérios de seleção e prazos

A Itaipu levará em consideração, entre outros fatores, o potencial de comunicação do projeto, a gratuidade das ações e as iniciativas promovidas pelas entidades nas áreas de equidade de gênero, etnia, orientação sexual e capacidade física ou mental. Além disso, será avaliado o potencial de replicação das ações.

Os interessados em submeter projetos devem observar os seguintes prazos:

  • Esportes: inscrições de 1º a 30 de novembro de 2024, com divulgação do resultado até 31 de dezembro de 2024.
  • Cultura: inscrições de 1º a 31 de dezembro de 2024, com divulgação do resultado até 31 de janeiro de 2025.
  • Feiras e exposições: inscrições de 1º a 31 de janeiro de 2025, com divulgação do resultado até 28 de fevereiro de 2025.

Além desses editais, Itaipu também mantém a modalidade de Escolha Direta, por meio da qual a empresa pode selecionar projetos específicos que atendam aos seus interesses institucionais.

Para mais informações sobre os editais e detalhes de inscrição, os interessados podem acessar o site oficial da Itaipu Binacional: https://www.itaipu.gov.br/sala-de-imprensa/patrocinios.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

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