JB cobra e prefeitura põe em funcionamento semáforos novos da Rua Professor Cleto


Por Redação JB Litoral Publicado 12/04/2017 às 19h11 Atualizado 14/02/2024 às 18h02

Diferente do que informou a prefeitura ao garantir que, de um total de 41 semáforos, entre novos e antigos, na cidade, 35 encontravam-se em pleno funcionamento, o JB mostrou que o número de equipamentos defeituosos era maior em Paranaguá.

Na semana seguinte à reportagem, a prefeitura colocou em funcionamento duas séries de novos semáforos, ambos localizados na Rua Professor Cleto, no cruzamento com a Rua Manoel Correia e na Rua Barão do Rio Branco. Nestes pontos, apesar do não funcionamento, a prefeitura não disponibilizava guardas civis municipais do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), como determina a legislação e mantinha, de forma perigosa, uma sinalização de “PARE” no meio da pista de rolamento. O risco de acidente, para o motorista que transitava à noite por aquela via pública, era iminente e obrigava redobrar a atenção ao volante.

Retirada, placa de PARE  saiu do meio da pista e foi para calçada

Com a entrada em funcionamento dos semáforos, as placas foram retiradas apenas do meio da pista, mas não foram recolhidas para o Demutran e ainda se encontram próximas do semáforo na calçada.

Por sua vez, todos os demais equipamentos defeituosos mostrados na semana passada continuavam até o fechamento desta edição.
 


Poucos metros o local, semáforo novo na Rua Nestor Victor continua defeituoso, como tantos outros

Vale lembrar que, entre os novos equipamentos, os que ficam na Rua João Eugênio e Comendador Correia Junior, a luz verde continua sendo o “sinal apagado”. Mesma situação ainda ocorre nos dois sentidos da Rua João Gualberto, onde o primeiro semáforo está apagado e o segundo é que serve de orientação aos motoristas. Ainda entre os novos, vale ressaltar o semáforo que fica na equina da Rua Anibal Dias Paiva, diante da Oficina Dois Pilares, que jamais funcionou e o que fica na Rua Conselheiro Correia, próximo do viaduto Manfredo Cominese, que até hoje funciona apenas a luz amarela e de forma intermitente. Na Avenida Roque Vernalha, o sinaleiro que cruza com a Rua Governador Manoel Ribas continua completamente apagado. Ainda chama a atenção também a desnecessária duplicidade de equipamentos colocados na Avenida Gabriel de Lara, no cruzamento com a Rua Manoel Correia, uma vez que apenas um deles seria o suficiente. Na área de tráfego de caminhões pesados, a situação do semáforo instalado na Avenida Bento Rocha no cruzamento coma Avenida Coronel Santa Rita é preocupante, pois as luzes, principalmente, a vermelha, além de sujas estão fracas, por não serem de LED.

 

R$ 2,4 milhões em equipamentos e manutenção
 

Vale destacar que a prefeitura firmou com a empresa DATAPROM – Equipamento e Serviços de Informática Industrial, dois contratos para compra e manutenção de semáforos, que somam R$ 2.451.189,12 e, mesmo assim, grande parte dos equipamentos do parque semafórico da cidade continua com problemas.

No contrato de compra dos 27 semáforos, existe a garantia de perfeito funcionamento durante dois anos sem ônus para o município e com atendimento para execução de reparos em até seis horas após acionado o serviço. Enquanto que no contrato de manutenção contempla a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva de todo o parque semafórico da cidade.