JB presenteia Antonina com Projeto Caminhos do Produtor


Por Redação JB Litoral Publicado 06/11/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h48

A forte contribuição da agricultura familiar com o orçamento dos produtores rurais, aliado ao consumo racional e econômico do excedente da produção artesanal, resultando em renda e geração de impostos, onde a alta demanda favorece o aumento em escala das empresas de médio e grande porte, pode-se esperar que os pequenos produtores sejam excluídos em um futuro previsível. A falta de investimento, captação de recursos e contratação de serviços dos produtores que permitam a elaboração de projetos para o crescimento da comunidade rural, motivou a empresária Jéssica Ketyscia Fernandes, sócia-proprietária do Jornal dos Bairros, a desenvolver um projeto de plano de mídia dos produtos oriundos da terra, visando o aumento de sua comercialização.

Assim surgiu o Projeto Caminhos do Produtor, um presente do JB para a cidade, em comemoração aos 218 anos de emancipação política, que acontece na próxima sexta-feira (6).

De acordo com a empresária, o Projeto Caminhos do Produtor percorrerá as comunidades rurais onde é desenvolvida a agricultura familiar de subsistência e comercialização de produtos da terra para elaboração de uma intensa campanha de divulgação, que será veiculada nas edições do JB.
O custo de produção da campanha de marketing desde fotografias no campo e dos produtos, criação de layout, material jornalístico e inserção em página colorida será custeado pelo JB, sem nenhum ônus para os pequenos produtores.

Com circulação nas cidades de Paranaguá, Morretes, Antonina e diversos pontos estratégicos em Curitiba, o JB pretende expandir a oferta dos produtos naturais produzidos pelos agricultores, quer sucos, compotas, licores, conservas, entre outros, para que as comunidades rurais ganhem novos clientes e tenham seu trabalho repercutido em todo o Estado.

Toda semana o jornal trará meia página de um produto de alguma entidade ou comunidade rural para que novos interessados em consumir ou revender produtos naturais de qualidade tenham acesso à comercialização.

Para a empresária, o papel do jornal parece fundamental na divulgação e desenvolvimento da região, ofertando os produtos e serviços de cada comunidade, “ainda que exista um enorme espaço de parcerias com empresas privadas ou entidades sem fins lucrativos. O JB encontrou para contribuir com a cidade, em especial com os produtores rurais que atuam na agricultura familiar”. O Jornal dos Bairros será o elo entre o pequeno produtor e o consumidor final sabendo que além de adquirir produtos saudáveis e orgânicos estará fomentando a região e isso ajudará nossos agricultores a crescer e a se capacitar, elaborando novas estratégicas de mercado”, finaliza a empresária. [tabelas]
ASPRAN abre o projeto

Em franca atividade há mais de duas décadas como valiosa ferramenta de geração de renda para as comunidades rurais, através da agricultura familiar, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Artesanais de Antonina (ASPRAN) hoje conta com 65 associados, o que abrange cerca de 110 agricultores familiares. Deste total, 12 agricultoras atuam na unidade de fabricação, produzindo conversas, doces, geleias, polpas de frutas, em especial para produção do açaí, maracujá, maná-cubiu, entre outras.

Caberá a ASPRAN dar o pontapé inicial ao Projeto Caminhos do Produtor e, nesta edição, o JB põe em prática a campanha, divulgando sua enorme variedade de produtos que, hoje, conquistaram espaço na merenda escolar da rede pública de ensino. Localizada no distante bairro da Cachoeira, de acordo com o presidente da entidade, Gabriel Flizikowski, o principal objetivo da ASPRAN é o de criar alternativas de renda para as pequenas propriedades, além de orientação técnica para melhorar a qualidade dos produtos agrícolas das famílias associadas.

Desde 2012 o JB teve a oportunidade de conhecer este eficiente e produtivo trabalho da entidade, através do vereador Antonio Yukiyoshi Ozaki, o Tiba, de sua esposa Rozane Osaki, diretora adjunta da ASPRAN e constatou a união dos associados e o empenho na busca de novas alternativas de renda e o aumento na qualidade de seus produtos.

Segundo Tiba, as comunidades rurais sofrem com a ausência dos jovens que, com o acesso facilitado à escola e pais que não tiveram esta mesma oportunidade, buscam a realização dos seus sonhos de consumo através do trabalho nos grandes centros urbanos do Paraná e de Santa Catarina.
Para o presidente, a ASPRAN desde sua existência se vê na obrigação de criar perspectivas para que esses jovens consigam realizar seus sonhos sem sair da área rural. “E isso é possível porque nós moramos numa área muito rica e o nosso povo aprendeu a trabalhar. Esse é o grande desafio da ASPRAN e, em cima disso, que a gente vem desenvolvendo os projetos em parceria com diversos segmentos e, agora, com o JB”, disse Gabriel.

A diretora adjunta, Rozane, destaca as parcerias nos projetos realizados, como o que ocorreu com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e apoiado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que teve como objetivo gerar tecnologias apropriadas para produzir e comercializar Açaí de frutos de Juçara, como alternativa de renda e de conservação da palmeira na Mata Atlântica. Também destaca ainda a parceria em capacitação feita de forma constante com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que, recentemente, concluiu um curso de panificação para as produtoras rurais, associadas da ASPRAN.