Jornalistas de todo o Estado conhecem as belezas de Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 26/07/2015 às 08h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h54

Na manhã deste sábado (25), um grupo de jornalistas de todo o Estado desembarcou na Praça 29 de Julho para fazer um city tour por Paranaguá. O objetivo é que os mesmos conheçam as atrações culturais, gastronômicas e turísticas da cidade berço do Estado – que completa, na próxima quarta-feira (29), 367 anos. A recepção à comitiva foi feita no estande da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) na Feira das Nações, que acontece na Praça de Eventos 29 de Julho.

O prefeito Edison Kersten, que recepcionou os jornalistas, falou sobre as belezas da cidade. “Temos muitas atrações para o turista durante o ano inteiro. A visita dos jornalistas é muito importante porque eles são formadores de opinião e contribuem muito para a divulgação da cidade, atraindo mais visitantes para o nosso município e para toda a nossa região”, salientou.

“Nosso objetivo é que Paranaguá venha a ter outro atrativo que não somente o Porto. É preciso explorarmos mais nossa cultura, gastronomia, paisagens e belezas naturais”, salientou.

Nós temos o casario do Centro Histórico, os passeios de barco pela nossa Baía, nossa culinária, com destaque para o barreado, dentre tantos outros atrativos que podem ser exploradores turisticamente”, disse, o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Guttierres Júnior.

“Estamos investindo pesado na estrutura das festas na Praça 29 de Julho. Fizemos uma Festa da Tainha, que acabou de terminar e foi muito elogiada pelos visitantes e agora iniciamos, ontem, a Feira das Nações, que culmina no aniversário da cidade e, na sequência, teremos um dos maiores encontros de motociclistas de todo o Brasil. Paranaguá está cheia de atrativos o ano todo e convida os turistas a virem desfrutar de tudo isso”, concluiu, falando aos jornalistas.

Roteiro

O primeiro ponto de parada do grupo foi o Aquário Estadual Domênico Cattalini. Inaugurado em janeiro de 2014, o Aquário Marinho de Paranaguá, como é conhecido, reúne uma variedade grande de peixes e crustáceos, com destaque para as espécies encontradas ao largo da Baía de Paranaguá. Os pinguins de Magalhães também encantam os visitantes.

Depois da visita ao aquário, o grupo experimentou o prato símbolo da culinária caiçara: o barreado. Na programação, os jornalistas ainda foram até o Santuário Estadual do Rocio e caminharam pelas principais ruas do Centro Histórico da cidade. Para fechar o dia, um passeio de barco pela Baía de Paranaguá, com destaque para os navios atracados no Porto Dom Pedro II.

A jornalista Vanessa Malucelli Andersen aprovou o passeio. “O que mais me impressionou foi a gastronomia e o povo, que foi muito receptivo, além da beleza do Centro Histórico. Paranaguá terá um lugar especial nas minhas memórias daqui para a frente”, ressaltou.

A mesma opinião tem a jornalista Mada Pereira. Apesar de não ser sua primeira visita à cidade, se impressionou com o barreado. “Não conhecia o restaurante que, aliás, é super premiado. Às vezes os curitibanos planejam viagens ao interior do Estado ou ao Litoral de outros Estados, sem se dar conta de que temos um ótimo passeio a pouca distância da capital”, concluiu.