Lar dos Idosos lança cartilha de conscientização contra a violência, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 16/06/2022 às 12h29 Atualizado 17/02/2024 às 10h41

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado na última quinta-feira (15), o Lar dos Idosos Perseverança lançou a cartilha “A Velha Infância”, no Teatro Rachel Costa, em Paranaguá. O evento reuniu alunos da rede pública de ensino, jovens aprendizes, e representantes do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, secretaria de Assistência Social (Semas) e Educação (Semedi).

De acordo com os criadores da história, a proposta é fazer um trabalho educativo no qual o público alvo são as crianças. “Foram meses de trabalho para fazermos essa cartilha, o conceito dela foi pensado para as crianças. A ideia é começarmos a iniciar o trabalho de conscientização contra a violência praticada nas pessoas idosas desde cedo”, explicou o coordenador administrativo, Luiz Gustavo.

O material será distribuído nas escolas municipais. Os conteúdos entregues às crianças trazem a história de um menino de oito anos que, numa visita ao Lar dos Idosos, conhece mais a respeito dos direitos envolvendo a população da terceira idade a partir da visão de quatro idosos.

O personagem da cartilha é baseado nas próprias vivências de Luca Batista, que sempre gostou de frequentar o asilo. “A história é muito importante para mim, porque acompanhava minha mãe quando ela ia no lar, mas por causa da pandemia fiquei sem ir lá. E a partir disso, surgiu a ideia de fazer a cartilha”, contou.

Com uma programação especial no Junho Violeta, outras atividades ainda acontecerão na semana. Segundo Luiz Gustavo, os moradores do lar conhecerão, nesta quinta-feira (16), o aquário da cidade e, na sexta-feira (17), a instituição fará uma matinê com os idosos.

Presente no evento, a secretária de Assistência Social (Semas), Ana Paula Falanga, destacou as ações proporcionadas aos idosos acolhidos no Lar Perseverança. “Eles têm feito um trabalho muito legal relacionado nessa pauta da conscientização e oferecendo aos idosos um serviço de convivência muito eficaz”, comentou.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…