LAZER PERIGOSO – Brinquedos públicos estão em situação precária desde a gestão de Baka Filho


Por Redação JB Litoral Publicado 16/10/2015 às 10h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h45

Nas duas gestões do prefeito José Baka Filho (PDT), as academias ao ar livre ganharam espaços nos parques públicos em diversos pontos da cidade, porém, a administração não deu a mesma atenção aos brinquedos infantis que acabaram se desgastando e, em alguns lugares, viraram perigosas armadilhas. 

Já se passaram dois anos e nove meses da atual gestão e o estado dos brinquedos piorou, a ponto da Prefeitura de Paranaguá, no lugar de investir em sua manutenção e recuperação, optar por acabar com a área de lazer das crianças, como ocorreu na Praça Eufrásio Correia, a Praça dos Leões, diante da sede do Palácio São José.

Desde o início da segunda gestão do ex-prefeito Baka Filho, a reportagem do JB passou a intensificar a cobrança por melhorias em praças como a 29 de Julho, nas margens do Rio Itiberê, Aeroparque e Praça dos Leões. Contudo, a gestão encerrou com brinquedos e equipamentos de ginásticas quebrados, sujos e perigosos, com pontas de cabos de aço soltos, latões enferrujados, madeiras frouxas, cordas desgastadas, entre outros riscos aos usuários.

Na semana passada, a reportagem do JB percorreu esses lugares e constatou que a situação continua a mesma, a não ser pela retirada dos brinquedos em madeira da Praça dos Leões, que foram alvo de cobrança pelo JB em abril deste ano. Responsável pela manutenção das praças e parques, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou, na época, que estudava a revitalização dos brinquedos na Praça dos Leões, bem como em outras praças da cidade, mas nada foi feito nestes cincos meses.

Retirada na Praça dos Leões e 29 de Julho

Na reportagem de abril, o JB denunciou que, diante dos olhos do Poder Executivo, os brinquedos, em madeira bruta, na Praça dos Leões, que vem recebendo todas as terças-feiras a Feira da Lua, há anos continua sem manutenção. Brinquedos que deveriam garantir o entretenimento das crianças estavam em completo estado de abandono e semidestruídos, levando perigo para aqueles que se aventuram a usá-los.

O mesmo pode ser visto na Praça de Eventos 29 de Julho, no que restou dos brinquedos de madeira bruta, latões e pneus. Entretanto, na semana passada, constatou-se que a prefeitura retirou todos os brinquedos de ambas as praças, restando apenas os bancos.

Da mesma forma, o JB esteve no Aeroparque e verificou que a situação dos aparelhos de ginástica da academia ao ar livre é a mesma mostrada pela reportagem durante a gestão anterior. Nada mudou.

Os equipamentos continuam quebrados e praticamente sem condições de uso pelas pessoas. Outra situação vista pelo JB foi o estado de sujeira em que se encontra o brinquedo em forma de caranguejo na praça diante do Complexo Esportivo Fernando Charbub Farah. Usado como escorregador pelas crianças, o brinquedo está desgastado, sujo, pichado e com a tinta desaparecendo.

Recuperação até dezembro de 2013

Em outubro de 2013, em uma reportagem do JB sobre as condições dos brinquedos e equipamentos de ginásticas dos parques e praças, o então secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Marcelo Roque, disse que naquela semana deveriam ser iniciadas as reformas nos parques e trocas dos brinquedos e aparelhos de ginástica.

“Os equipamentos, seja de madeira ou metal, que apresentam avarias que ponham em risco o seu funcionamento, serão retirados. Isso em todas as praças da cidade”, afirmou o secretário na época. Ele encerrou sua participação dando prazo para solução ao problema. “Até dezembro pretendemos devolver todos os parquinhos e aparelhos de ginástica em condições de uso e com segurança, pois isso é essencial para a tranquilidade dos pais que levam seus filhos para brincar nestes espaços”, garantiu o secretário, mas a situação permaneceu inalterada.

Mais uma vez o JB procurou a prefeitura para que respondesse a questionamentos sobre o assunto, entre eles, que informasse qual secretaria é responsável pela manutenção dos brinquedos públicos e qual periodicidade eles são limpos e reformados, qual foi a última ação de pintura e limpeza no Caranguejo diante do Complexo Fernando Charbub Farah e quando será resolvido o problema da maioria dos brinquedos e aparelhos de ginástica ao ar livre no Aeroparque que estão danificados. Até o fechamento desta edição, nenhum dos questionamentos foi respondido pela prefeitura.