Líder de audiência no litoral do Paraná, TVCI lança jornal em horário nobre na segunda


Por Redação JB Litoral Publicado 02/07/2015 às 13h29 Atualizado 14/02/2024 às 08h31

Líder absoluta no horário de jornalismo em todo litoral do Paraná, atendendo o apelo do mercado e de milhares de telespectadores das sete cidades da região, a TVCI, realizou na última terça-feira (30), nas dependências do Soberano, em Paranaguá, a festa de lançamento do Jornal TVCI, que estreará em horário nobre a partir da próxima segunda-feira, 6, às 19h30. 

O jornal noturno será apesentado pela jornalista Diana Túlio, que terá como apoio uma equipe fixa composta pelos jornalistas Oswaldo Eustáquio e Rafael Paes.

A solenidade de lançamento do novo programa reuniu centenas de convidados dos mais diversos lugares do país, recepcionados pela equipe da emissora, entre eles os prefeitos do litoral, Edison de Oliveira Kersten (Paranaguá) e Eduardo Dalmora (Matinhos), os deputados estaduais Tião Medeiros e Mauro Moraes, assessores de deputados federais, autoridades militares, vereadores, sindicalistas, secretários municipais, diretores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), empresários, comerciantes, imprensa local e demais convidados.

A âncora do novo programa, Diana Túlio, que também acumula a chefia do jornal, falou de sua expectativa com esta novidade da TVCI. Vamos trazer histórias importantes da nossa cidade e agradeço a todos os meus colegas e profissionais que trabalham atrás das câmeras”, disse a jornalista, Diana Túlio.

Profissional de imprensa de maior destaque na atualidade na cidade e região caberá ao jornalista Oswaldo Eustáquio fazer as reportagens especiais, enquanto que Rafael Paes, será o coordenador da equipe de produção

O diretor da TVCI, Fabiano Monteiro, ressaltou o papel da TV em momentos de grande importância da história recente da cidade, destacando que o aumento da responsabilidade da equipe, juma vez que a TVCI, hoje, é a TV de todo litoral do Paraná.

Ele lembrou ainda que a TVCI alcançou a identidade de Rede Nacional de Televisão por se encontrar nas 19 mais importantes capitais do país. Desde a geradora, canal 7 analógico e 7.1 Digital, e mais outras três são transmitidos programas para 20 estados brasileiros, alcançando uma população de quase 140 milhões de pessoas.

O diretor de Engenharia da TVCI, Cristian Alberti, destacou que a nova programação da TV atende plenamente o objetivo da empresa, de sempre valorizar a população de Paranaguá e das demais cidades da região. Alberto ressalta que a TVCI está sempre na busca de melhorar seus equipamentos, visando o melhor sinal e área de cobertura. Veja como foi a festa de lançamento.

História

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

TV Serra do Mar (2007-2008)

A emissora consistia, inicialmente, em um projeto da criação de uma geradora a partir de Paranaguá, que abrangeria todo o estado do Paraná. A cidade foi escolhida porque existia uma concessão (canal 7) disponível e que ainda não havia sido implantada pelos detentores originais.
A oportunidade de aquisição das emissoras do SBT no Paraná (na época, de propriedade do empresário Paulo Pimentel) fez com que o Grupo Massa desse mais atenção à formação da Rede Massa do que à programação e ampliação da TVSM. Nesta época, a Gazeta de São Paulo foi cotada como possível canal a ser retransmitido.

A grade de programação da emissora foi ocupada, por cerca de um ano, por um programa de variedades, o Voz do Litoral (que estreou em 3 de março de 2008), apresentado pelo radialista Tony Lagos de 12h00 até 13h00, de segunda à sexta (este horário foi modificado outras vezes), e também por um telejornal diário, o extinto Jornal Serra do Mar (também chamado de JSM), que foi exibido às 19h30 – com duração de meia hora, também de segunda à sexta – , ancorado desde a inauguração por Sandro Martins e posteriormente por Patrícia Vidal a partir de 4 de agosto de 2008. O restante da programação era ocupado pelo canal Shop Tour Motors de Curitiba. Em 10 de agosto de 2008, a emissora realizou o primeiro debate com os candidatos à prefeitura de Paranaguá, que durou mais de três horas. Cumprindo a lei eleitoral, também passa a exibir o horário político. Causou polêmica ao não realizar o segundo debate, que fora prometido ao término do primeiro mas não foi autorizado pela direção da emissora. No dia 5 de outubro fez a cobertura das eleições em uma programação ao vivo.

No início de novembro de 2008, a Anatel, baseando-se na lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, proíbe a veiculação de mais de seis horas diárias de programação televisiva voltada à publicidade comercial, e neste caso, a TV Serra do Mar deixa de retransmitir a programação do Shop Tour Motors. O mesmo aconteceu com a Rede Mercosul, de Curitiba, que exibia anúncios da TV+. Esta programação foi substituída pela exibição de videoclipes, com o nome de Serra do Mar Hits. O JSM já havia ganho um novo cenário e abertura, mas após um ano de exibição, foi extinto e teve a sua última edição veiculada em 4 de novembro de 2008, devido à retransmissão da Rede Massa. Como consequência disto, praticamente toda a equipe do JSM foi dispensada e o Voz do Litoral ganhou uma abordagem mais jornalística, além do cenário do antigo telejornal. Até 2011, quando a emissora passou a se chamar TVCI, o Voz do Litoral prosseguiu como sendo o único programa gerado pelo canal 7 em Paranaguá.

TV Sul Brasil (2008-2011)

Em 30 de novembro de 2008, após um ano da sua inauguração, começou a retransmitir a Rede Massa utilizando o sinal da TV Iguaçu (exceto quando havia inserção local de comerciais e a exibição do Voz do Litoral, de 12:00h até 13:00h) mas não figurava no site oficial como uma das geradoras da Rede. O canal 45 UHF, permanecia retransmitindo a TV Iguaçu em Paranaguá, o que fez com que quase a mesma programação fosse transmitida em dois canais durante quase três anos. A partir desta data, a emissora passa a se chamar TV Sul Brasil, apesar do Grupo Massa ainda ter continuado a usar a antiga nomenclatura em comunicados oficiais.

Em 14 de fevereiro de 2010, domingo de Carnaval, A emissora transmitiu os desfiles das Escolas de samba do grupo especial de Paranaguá, pela primeira vez na história da cidade. Foi também a primeira transmissão ao vivo feita fora das instalações, com o auxílio técnico (equipamentos e infra estrutura) da empresa Playrec, de São Paulo. O mesmo evento repetiu-se em 2011 e 2012.

TVCI (desde 2011)

Em 25 de novembro de 2011, a emissora passa a se chamar TVCi, e começa a retransmitir o Esporte Interativo. Também instalou retransmissoras em Matinhos e Guaratuba, além de gerar programação produzida em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre para estas respectivas cidades além de outras cidades que vieram sendo cobertas em seguida. O antigo Voz do Litoral foi reformulado, passando a se chamar Programa Voz, e ganhou uma ligeira mudança na linha editorial, além de novos cenários. Em julho de 2012, a emissora alugou 18 horas diárias da sua programação para a Igreja Mundial do Poder de Deus.

Em 4 de junho de 2015, a emissora deixa de veicular os programas da TV IMPD, e passa a preencher os horários da antiga programação com o programa Playlist, composto de clipes musicais, bem como seus demais programas, formando uma programação totalmente independente.