Limpeza pesada ‘tá ON’! Conheça a faxineira de Matinhos que está ganhando o Estado com suas transformações incríveis


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/01/2023 às 12h03 Atualizado 18/02/2024 às 02h53

Você sabia que a organização da casa influencia na saúde mental? O aspecto físico da limpeza ajuda a liberar endorfina no cérebro, fazendo com que a pessoa se sinta mais positiva e relaxada. E vamos combinar, quem não ama a sensação de ter tudo limpinho?

A faxineira Lauana Campos, de 29 anos, natural de Matinhos, vai além do que se espera de uma simples limpeza. Com fotos de antes e depois em sua página no Facebook, ela vem deixando todos de boca aberta e conquistando, diariamente, mais clientes.

Fogões e fornos completamente engordurados recuperados; manchas nos pisos 99% removidas; limos completamente dissolvidos; enfim, todos os cômodos da casa brilhando. Dá até paz ao ver as imagens!

O JB Litoral foi conhecer Lauana para entender melhor sobre esse serviço e sobre como começou sua história com a faxina. Em Matinhos, ela recebeu a equipe de reportagem para um bate-papo muito divertido e esclarecedor.

Sempre trabalhei, desde novinha. Catei latinha, vendi casquinha na beira da praia, trabalhei em supermercado e até Uber eu tentei. Mas onde me dou bem é como diarista”, conta.

Ela conheceu a profissão através de sua mãe, que também é diarista. Desde nova, ia junto nas casas para ajudar e, então, foi pegando o gosto pela profissão, mas faz cinco anos que ela decidiu realmente investir na atividade.

16 mil seguidores nas redes

Eu postava sempre nas redes sociais, oferecendo meus serviços, mas era algo que tinha que ser feito praticamente semanalmente. Então decidi criar uma página e postar as fotos do antes e depois das casas em que trabalhava, porque faço muita coisa que outras faxineiras não fazem; como restaurar fogão, limpezas detalhadas para o ano inteiro etc. Foi assim que comecei a ter visibilidade”, diz.

Com todo mundo surpreso com as imagens, foi ela quem começou a ser procurada pelos clientes, ao invés de procurá-los. Alguns meses depois, sua página já estava bombando, na linguagem das redes sociais e, hoje, possui mais de 16 mil seguidores.

As fotos do antes x depois dos serviços que ela realiza são surpreendentes e têm atraído cada vez mais clientes. Foto: Arquivo pessoal

Atendo o Litoral inteiro, também em Curitiba, e agora estou buscando expandir para o Norte do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Então, cada região possui uma página específica e a mais seguida é a de Curitiba, pois foi a primeira a ser criada”, comenta.

Ao ver as imagens publicadas, não é difícil entender porque o trabalho de Lauana é tão procurado. Ela destaca que seu diferencial é a qualidade e agilidade, pois não sai da casa até que complete o serviço contratado que, inclusive, também é diferenciado.

Antes e depois 🧤Armários internos, gavetas …❌ Serviço para uma cliente com filho especial! Whats : 41 9995 5617 Atendimento qualquer bairro 📍

Publicado por Diarista/Faxineira – Curitiba PR em Sexta-feira, 20 de janeiro de 2023


Trabalho é contratado por serviço


Ela não trabalha somente por ‘diária’, mas por serviço, por exemplo, manutenção básica, manutenção detalhada, vidros, restaurações, apenas cômodos, organização e etc. O valor varia pelo tamanho da residência e trabalho contratado, mas Lauana conta que já chegou a cobrar (e receber) R$ 2 mil em apenas uma casa.

Tem um pacote simples, de manutenção básica, com preço de R$ 150, a depender do valor da casa, mas também tem serviços adicionais que vão incrementando o preço, a depender dos trabalhos contratados. Minha garantia é a qualidade, sou muito boa no que faço. Hoje, a diferença é que sei me valorizar, não tenho medo de colocar o preço. O cliente sai satisfeito”, explica.

O trabalho da faxineira é feito por ela e uma ajudante, sua irmã, que quase sempre está com ela. Lauana também leva todos os produtos utilizados para a limpeza e só vai embora quando o serviço acaba, ou se precisar voltar no dia seguinte para concluir, e não há nenhuma cobrança a mais por isso.

Quais são os principais tipos de casa?

Lauana tem 29 anos, é natural de Matinhos e há cinco anos atua como faxineira. Ela atende no Litoral, Curitiba e está expandindo para outros Estados. Foto: Maria Eduarda Soriani /JB Litoral

Ao longo dos anos, ela conta que seus principais clientes são aqueles com casas que têm muita sujeira acumulada, por isso, ela não tem contratos fixos para não atrapalhar a agenda. Mas, a curiosidade maior é: como as casas chegaram a tal ponto?

Lauana comenta que as residências que atende são, muitas vezes, casas de veraneio que ficaram muitos meses fechadas e, portanto, acumulando sujeira. Além disso, também há casos em que os proprietários sofrem com depressão.

Como eu já tive depressão, aprendi a não julgar as pessoas, então, quando entro em uma casa muito suja, ela tem uma história, e eu sei lidar com as pessoas porque já passei por isso. São pessoas que já perderam pais, marido, filhos, ou têm outros problemas. Cada um tem um motivo para perder as forças até mesmo para organizar a casa. Eu super entendo e, por isso, quando posto as fotos do antes na página e tem comentários ofendendo a dona da casa, chega a doer em mim, pois sei o motivo que chegou naquela situação”, conclui a faxineira.    

Para entrar em contato com Lauana, basta enviar um WhatsApp para o número (41) 99771-6730. Confira seu trabalho na página do Facebook: Diarista/Faxineira – Curitiba PR.