Litoral apresenta aumento de 41% nos homicídios no primeiro semestre de 2015


Por Redação JB Litoral Publicado 28/09/2015 às 05h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h02

Na última semana, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) da gestão do governador Beto Richa (PSDB) divulgou um balanço de homicídios ocorridos em todo o Paraná. Segundo o boletim, o litoral foi a região do estado com o maior aumento de homicídios em todo o Paraná, com ampliação de 41% nos homicídios dolosos no primeiro semestre de 2015 em comparação ao ano passado. Esse tipo de crime é aquele cometido com a intenção de 

A SESP analisou 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) no Paraná, onde 08 apresentaram aumento, 01 apresentou estabilização e 14 tiveram diminuição no ranking de homicídios. Na média total, o Paraná apresentou queda nos homicídios dolosos, porém, mesmo assim, a Região Metropolitana, local com maior população em todo o estado, apresentou 12,6% de aumento nos homicídios, formando com o litoral uma “zona de alerta” para esse tipo de crime.
Apesar dos números alarmantes, se for levado para o contexto de todo o estado, houve uma queda no número de homicídios, algo que representa uma redução de 9% em comparação ao mesmo período em 2014. Especificamente, 1.203 assassinatos ocorreram de janeiro a junho deste ano, contra 1.321 na mesma época no ano passado. A capital Curitiba apresentou acentuada redução de homicídios em 28%, diminuição de 306 para 219 casos neste ano.

Paranaguá é líder no ranking de homicídios

Segundo o ranking de homicídios da SESP, no litoral, Paranaguá é o município “campeão” em homicídios, com 20 casos no primeiro semestre de 2015, seguido de Matinhos com 14 casos. Antonina está em uma das últimas posições, com cinco homicídios, sendo superada positivamente por Morretes e Guaraqueçaba, que não apresentaram nenhum assassinato até o momento nesse ano.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, não fez nenhum comentário específico ao litoral, mas falou de forma generalizada a respeito das regiões com aumento de homicídio. “As polícias vão intensificar o trabalho nos locais necessários e já estamos tendo conversa com as unidades policiais locais para tomar medidas buscando sempre a redução do crime”, ressalta.

Veja o ranking de homicídios nos municípios do litoral:

Paranaguá: 20
Matinhos: 14
Guaratuba: 12
Antonina: 5
Pontal do Paraná: 4
Morretes: 0
Guaraqueçaba: 0