Litoral oferece rotas de passeio ciclístico junto à natureza


Por Redação Publicado 02/06/2021 às 00h12 Atualizado 16/02/2024 às 04h06

Por Karla Brook

Nesta semana, serão comemoradas duas datas globais e muito pautadas na atualidade: o Dia Mundial da Bicicleta (03) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (05). As características naturais do litoral são propícias para a superpopulação de bicicletas, que despertam nos apaixonados por duas rodas o interesse por passeios ciclísticos na região.

Diferente de outros meios de locomoção, como carros e motos, a bicicleta é amiga do meio ambiente, por não emitir gases poluentes. Por isso, pensando nas duas datas, o JB Litoral trouxe um guia de ciclorrotas, recém-inauguradas, para você aproveitar nas praias paranaenses.

Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná contam, desde o fim do último verão, com rotas ecologicamente pensadas para receber os ciclistas. Elas foram construídas a partir de madeira de reflorestamento e lixo coletado nas trilhas, aglutinados em um processo único, formando a lixeira e a placa que abriga o mapa com informações do percurso.

A Rota do Descoberto, em Guaratuba, o trajeto urbano na orla de Matinhos e a Estrada do Rio Guaraguaçu, em Pontal do Paraná, contam com placas de sinalização e com estações de apoio, contendo ferramentas para socorros de urgência e bombas para calibrar pneus.

Os que já aproveitaram os passeios ciclísticos, apreciando as belezas naturais do litoral, aprovam. É o caso do ciclista de Guaratuba, Cecilio Borba Júnior. “É uma trilha muito bacana! O ciclismo junto à natureza era uma área pouco explorada de nossa região e, agora, isso já não faz parte do nosso dia a dia”, destacou.

Quem aproveitou a ciclorrota de Matinhos, junto com a família, foi o jovem morador da cidade, Eduardo Modesto, de apenas nove anos. “Achei bem legal e divertido, foi muito gostoso pedalar pela praia! Pretendo convidar minha família para voltar outras vezes”, disse, animado, o garoto.

CONHEÇA AS ROTAS

Com 30 quilômetros, e considerada de intensidade média, a Rota do Descoberto, localizada na zona rural de Guaratuba, foi inaugurada em janeiro deste ano. O pedal junto à natureza, rodeado por paisagens naturais únicas, é o grande diferencial do trajeto.

Rotas de ciclismo junto ao meio ambiente

Em Matinhos, o percurso de 23 quilômetros, circundando a orla, é de baixa intensidade e pode ser percorrido inclusive por crianças. Localizado entre os balneários Flamingo e Gaivotas, o caminho, além de tudo, oferece a oportunidade de aproveitar a praia de um jeito diferente.

A rota na Estrada do Rio Guaraguaçu, Pontal do Paraná, tem um diferencial ainda mais especial. Quem faz esse passeio tem a oportunidade de passar pela Aldeia Karaguata Poty, da tribo Guarani, e pela Área de Preservação Arqueológica dos Sambaquis, um depósito feito por povos primitivos, de valor histórico e, para os indígenas, espiritual.

PEDALA PARANÁ

As ciclorrotas do litoral, inauguradas em janeiro, fazem parte do projeto Pedala Paraná, idealizado pela Paraná Esporte, em parceria com a Paraná Turismo, Detran e as prefeituras. Elas integrarão um total de 20 circuitos previstos para serem lançados até o fim de 2021, em diferentes pontos do estado.

“Estamos buscando, com isso, incentivar, também, a economia, além de prática esportiva e o cuidado com o meio ambiente. Esse é o nosso papel, fomentar a retomada do esporte paranaense pós-pandemia”, explicou o superintendente Estadual do Esporte, Helio Wirbiski.