Litoral recebe 33 veículos e deve retomar atendimentos preventivos


Por Publicado 13/10/2021 às 17h22 Atualizado 16/02/2024 às 16h00

A solenidade de entrega dos novos veículos de estratégia em saúde familiar ocorreu nesta tarde em Paranaguá e reuniu expoentes da política do litoral e também do Paraná.

O evento, realizado no Estádio Gigante do Itiberê, marca o inicio das ações do considerado pós-pandemia, já que os índices de vacinação estão em 99% em todo o estado e os números de infecções pelo Covid-19 estão cada vez mais baixos.

De acordo com a secretária de Saúde de Paranaguá, Ligia Regina de Campos Cordeiro, esses veículos auxiliam na tentativa de recuperar os cuidados daquelas pessoas que não podem ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS). “É com uma satisfação muito grande que estamos sendo sede da entrega desses 33 veículos para o litoral. São veículos que vão atender a atenção primária, que são aquelas pessoas que são domiciliadas, acamadas ou que por algum motivo não podem ir a unidade de saúde por algum comprometimento físico ou psicológico. Então, a unidade de saúde vai ter a possibilidade de ir até a casa e a gente retomar aquele serviço que ficou tão comprometido no processo da pandemia. A gente agora vai retomar todos aqueles cuidados”, explica.

A responsável pela saúde da maior cidade do litoral também cita a importância de ter novamente esse tipo de atendimento após tanto tempo. “A gente sabe que é um processo muito árduo, porque foram mais de um ano em que os trabalhos ficaram comprometidos e provavelmente vai uma década ou mais para que a gente consiga retomar tudo, mas vamos trabalhar com maestria e cuidado. Esse veículos não vão ajudar só Paranaguá, mas todo o litoral. É uma satisfação muito grande do governo ter escolhido Paranaguá para ser a sede da entregue desses presentes para a região”, diz.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), esteve na cerimônia e citou que com a novidade, todas as equipes do municípios terão um veículo próprio. “Um dia muito especial para a saúde do litoral como um todo. Em relação a Guaratuba, nós temos cinco equipes de saúde da família. Cada equipe vai receber um veículo. Para vocês terem uma ideia, nós tínhamos apenas dois carros para essas cinco equipes. Agora, ficamos com um carro para cada equipe e ainda vamos encaminhar um veículo exclusivamente para a área rural, que já era um anseio antigo da população, e um outro para o CAPS, que também é um setor da saúde que exige uma atenção e disponibilidade de veículo. Então, tenho certeza que vai fazer muita diferença para a população que a gente presta atendimento nessa área“, celebra.

Marcelo Roque (PODEMOS), o chefe do executivo municipal de Paranaguá, também acredita ser importante mostrar que é necessário restaurar os cuidados com a saúde dos cidadãos de forma preventiva. “É um investimento muito importante. Vamos receber 15 veículos, já que temos 33 equipes de estratégia da saúde da família. As equipes precisam de agilidade para chegar aos nossos pacientes. Então, é uma satisfação imensa, ainda mais em termos o governador em exercício, Darci Piana, juntamente com alguns deputados. Não só Paranaguá se beneficia, mas os sete municípios do nosso litoral. Para nós é uma honra estar recebendo esses veículos no nosso estádio. Esses veículos vão fazer muito bem para nossa estratégia da família“, comenta.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

Outro que esteve presente na solenidade foi o vice-governador do Paraná, Darci Piana (PSD), que está ocupando a titularidade do cargo enquanto o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) está em viagem internacional, em missão oficial. Para o gestor, há um trabalho coletivo de atender cada uma das 399 cidadess. “São 1.211 veículos para todo o Paraná. Todos os municípios estão recebendo veículos iguais a esses. O objetivo é amenizar a situação da saúde das pessoas e famílias. Aqui no litoral estamos entregando 33 veículos. Eles já saem daqui com o tanque cheio. Com isso, as prefeituras conseguem atender o maior número de pessoas, amenizando as dificuldades das pessoas. É um esforço que o governador Ratinho Junior vem fazendo para melhorar a saúde das pessoas do estado todo“, diz.

COMO TER DIREITO AO ATENDIMENTO DOMICILIAR

A secretária Ligia, durante o evento, explicou que os cidadãos já podem solicitar o acesso individual e domiciliar das pessoas que necessitarem do cuidado. Para isso, é necessário seguir alguns passo. “Para receber esse atendimento domiciliar, as pessoas precisam procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Lá ela fará a atualização do seus enderenço e dos seus dados. Então, ela será vinculada a uma microárea da estratégia de saúde da família, e então receberá a visita de agentes comunitários de saúde. Peço que deixem que esses agentes entrem para realizarem todo o questionário de como está aquela família. E aí sim pode receber esse cuidado especial em casa, dependendo da patologia e demanda que esse paciente necessite”, diz a chefe da saúde de Paranaguá.

Beto Preto, o secretário de Saúde do Paraná também esteve no encontro e citou que a expectativa para atingir a maior parte da população com esse tipo de atendimento está alta. “A saúde é cíclica, nós sempre precisamos estar alimentando com mais ações. Esses carros vem para ajudar. Na nossa conta, com esses carros, são 6 mil visitas diariamente, são 30 mil visitas no Paraná todo em uma semana. 150 mil visitas em um mês e até 1,5 milhão de visitas domiciliares com esse automóveis dos municípios. Quem atende vacina e abraça o cidadão é o município, por isso aqui nosso agradecimento a todos os prefeitos e secretários da saúde“, conclui.