Mais motoristas pegaram a estrada bêbados comparado ao feriado de Tiradentes de 2021


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 26/04/2022 às 03h00 Atualizado 17/02/2024 às 07h06
115% foi o aumento de veículos abordados de um ano para o outro. Foto: Divulgação/ SESP-PR

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) abordou mais de 1,6 mil veículos, fez mais de 350 testes etilométricos e aplicou radares móveis nas estradas estaduais durante o feriado prolongado de Tiradentes nas principais vias do Paraná. A operação, que iniciou às 00h01 de quinta-feira (21) e encerrou às 23h59 de domingo (24) teve como foco o combate à embriaguez ao volante e o excesso de velocidade.

Em comparação com o mesmo feriado (Tiradentes) do ano passado, o reforço no policiamento resultou no aumento de 115% de veículos abordados pelas equipes (de 781 para 1.677 veículos). Em 2022 foram removidos 26 veículos e sete no feriado do ano anterior. A atuação coordenada do Batalhão resultou no aumento de 52% na produção de imagens de radar. No feriado de Tiradentes de 2021 foram 4.078 imagens e, neste ano, 6.212.

Nos mais de 12 mil quilômetros de estradas estaduais, o BPRv registrou 44 acidentes, com 38 feridos e oito óbitos. No mesmo período do ano passado houve 38 acidentes, 34 feridos e três mortes.

Fizemos um trabalho intenso nas rodovias e, com certeza, imensurável, pois não se pode calcular quantas vidas foram salvas por meio da nossa atuação”, disse o comandante do BPRv, tenente-coronel Wellenton Selmer. “Tivemos um aumento nos acidentes, mas isso se deu por causa da flexibilização das medidas sanitárias, o que aumentou o fluxo de veículos nas estradas”, acrescentou.

A unidade também atuou com orientações aos motoristas, com campanhas educativas para conscientizar as pessoas a reduzirem a velocidade nas estradas. “O aumento no número de feridos ou de mortos normalmente é relacionado a acidentes graves e ocasionados por excesso de velocidade. Os motoristas também não devem, em hipótese alguma, dirigir sob efeito de álcool“, explicou Selmer.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…