Marcelo Roque não responde e Abelardo Sarubbi diz que ajuda foi da CAGEPAR


Por Redação JB Litoral Publicado 16/08/2017 às 16h20 Atualizado 14/02/2024 às 21h19

Sem a prefeitura municipal responder nenhum dos questionamentos realizados pelo Jornal dos Bairros na semana passada, a respeito da ajuda prestada pela antiga concessionária CAB – Águas de Paranaguá, na campanha vitoriosa do Prefeito Hayssan Colombes Zahoui (PMDB), o “Ariad Júnior”, a reportagem teve acesso às informações que confirmam a ajuda feita durante o período eleitoral, por meio da doação de material. Entretanto, ficou constatado que não foi executada pela CAB e sim pela Central de Água, Esgoto e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná (CAGEPAR) de Paranaguá.

A confirmação ocorreu na sessão da Câmara Municipal de Guaraqueçaba, na terça-feira (08), após o Vereador Alcendino Ferreira Barbosa (PSDB), o Thuca da Saúde, que aprovou requerimento cobrando esclarecimentos do Prefeito Ariad Junior, contendo os questionamentos feitos pelo JB, na reportagem. Foram eles: Qual tipo de ajuda que a CAB forneceu para a cidade, na época de campanha eleitoral? Em que data ou período foi realizada a citada ajuda? Qual foi a forma que seu primo, presente na entrevista, viabilizou que a CAB prestasse este auxílio ao município? Qual a forma legal que isto ocorreu entre os municípios?

Vereador Thuca com o JB na sessão em Guaraqueçaba

A preocupação de Thuca da Saúde com esta situação foi sobre o relatório que a Sanepar fez das alterações desempenhadas na rede por uma empresa que não tem contrato com o município. Ele destacou o risco de rompimento do contrato, de pouco mais de um milhão, que a prefeitura tem com a Sanepar, para prestar este tipo de serviço. “Felizmente isto não aconteceu”, disse o legislador.

Na oportunidade, o Vereador Gustavo Xavier (PMDB), que é da Ilha das Peças, informou ter conversado com o prefeito o qual confirmou que a ajuda aconteceu, mas que não havia sido a CAB e sim a CAGEPAR que de um suporte técnico e não peças.

 

Abelardo confirma que foram peças

Prefeito interino Abelardo confirma doação de material

No mesmo debate, o Presidente Abelardo Sarubbi (PTB), que foi prefeito interino no período no qual ocorreu a ajuda para a Ilha das Peças, desmentiu o Vereador Gustavo e o prefeito, confirmando que a ajuda foi obtida por meio da doação pela Cagepar de três “T” – peça para serviço de encanamento – usados para emendar canos fornecidos pela Sanepar. Todavia, o presidente criticou a atitude do vereador e o Jornal pela situação divulgada.

“Querem fazer de uma gota d’água, uma tempestade. Se for para fazer de novo, eu faria e pegaria emprestado um cano. A maneira qual fosse preciso nós iríamos fazer. Se eu cometer um deslize é para o bem da comunidade”, disse Abelardo Sarubbi.

Com estas informações o Jornal dos Bairros fez novo pedido de informações para a prefeitura, desta vez, direcionada para a Cagepar. Foram eles: 1 – A agência reguladora do município, a CAGEPAR, ainda dispõe de material para reparos no sistema de água a ponto de doar para quem precisa? Esta ajuda foi feita sob que aspecto legal? Foi feito um Termo de Cooperação Técnica entre os dois municípios? Quem autorizou esta ajuda ao Município de Guaraqueçaba? Da mesma forma que, na semana passada, nenhum questionamento foi respondido até o fechamento desta edição.

Da mesma forma, a reportagem fez contato com o presidente Abelardo que se propôs vir até a redação falar sobre o assunto na semana passada, após cumprir compromissos de trabalho na cidade. Porém, na sexta-feira (11), por telefone disse que não pode vir até Paranaguá e garantiu que procuraria o jornal.


Paranaguá também aprova requerimentos

Vereadores aprovam pedidos de informação para Iguá e Cagepar

O mesmo assunto, discutido na sessão de Guaraqueçaba, fez parte da pauta da Câmara Municipal de Paranaguá, na quinta-feira (10) que aprovou os requerimentos dos Vereadores Adriano Ramos (PHS) e Jaime Ferreira dos Santos, o Jaime da Saúde (PSD), por unanimidade. O primeiro, praticamente, pediu as mesmas informações feitas pela reportagem na semana passada e, na terça-feira, pelo Vereador Thuca da Saúde e o segundo, da mesma forma que o JB, direcionou suas perguntas para a Cagepar.

Durante a discussão dos requerimentos, sem conhecer os fatos, o Vereador Jozias Ramos (PDT) defendeu a prefeitura, alegando que a CAB, por ser empresa privada, apesar de concessionária do serviço público, poderia prestar ajuda. O Vereador Nilo Monteiro, líder da bancada do Prefeito Marcelo Roque (PODEMOS), reforçou a defesa de Jozias Ramos, dizendo que ninguém havia informado ter tido apoio financeiro e, se fosse apoio técnico, poderia. Também em defesa do Prefeito Ariad Junior, o Vereador Adilson Soares Zela (PPL), o Tucano, desviou o assunto alegando haver cunho político na situação. “O cara ganhou agora e já estão querendo derrubá-lo?  Ariad é inexperiente. Ela (CAB) presta serviço para quem ela entender”, disse Tucano.

 

Prefeito apoiou Ariad Junior

Vale lembrar que o prefeito Marcelo Roque e seu irmão, o presidente da Câmara Municipal, Marcus Antonio Elias Roque (PMDB) prestam apoio de forma pública e aberta ao prefeito Ariad Junior, em sua caminhada rumo à prefeitura. Ambos estiveram na cidade no dia da eleição ajudando na campanha, através de visitas aos moradores e permaneceram até na caminhada, feita a noite, em comemoração a vitória. Também prestigiaram a diplomação feita no Cartório Eleitoral em Antonina.