Marinha do Brasil alerta para risco de ressaca no Litoral


Por Publicado 09/10/2021 às 19h18 Atualizado 16/02/2024 às 15h38

A Marinha do Brasil divulgou uma nota na tarde desta sábado (9) relatando que há riscos de ressaca no litoral paranaense entre a tarde do dia 11 (segunda) e a manhã do dia 12 (terça), feriado do Dia da Padroeira do Brasil.

De acordo com o comunicado, devem ocorrer ondas de direção leste, com até 2,5 metros de altura, situação que não é favorável a banhistas e profissionais que atuam na faixa de mar entre Laguna, em Santa Catarina até Paranaguá.

Nas manhãs dos dias 11 até o dia 13 também poderá ocorrer ondas elevadas na região litorânea. “Os ventos associados ao sistema de alta pressão pós-frontal poderão ocasionar agitação marítima, em alto mar, com
ondas de direção leste a nordeste, com até 4 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do
Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, entre as manhãs de 11 e 13 de outubro
“, informa o documento.

A Marinha do Brasil também informa que mantém todos os avisos de mau tempo em vigor em um endereço eletrônico que pode ser consultado clicando aqui. Já as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, passa acessar, clique aqui, e também por meio do aplicativo “Boletim ao Mar“, disponível para download tanto para o sistema Android quanto para iOS.

O comunicado da instituição federal também pede para que a informação seja difundida na tentativa de que o máximo de pessoas seja alertada sobre os perigosos da condição marítima na data. “Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio“, diz a nota.