Navio começará operações de dragagem da orla de Matinhos na próxima semana


Por Gabriel Santos Publicado 24/06/2022 às 18h16 Atualizado 17/02/2024 às 11h18

O navio holandês Galileo Galilei partiu da baía de Paranaguá para o balneário de Caiobá, em Matinhos. A embarcação dará continuidade às ações de alargamento da faixa de areia das praias do município litorâneo. Neste sábado, o governador do Paraná, Carlos Massa Júnior (PSD), participou de uma cerimonia que deu início oficial a 1ª fase da revitalização da orla da praia.

Por conta do fluxo do trânsito náutico do navio-draga e das embarcações de apoio, os pescadores precisam ter cuidado ao navegar entre os trechos do Morro do Boi até os limites do balneário Flórida. A dragagem começará por Caiobá e depois seguirá pelas demais localidades.

Segundo o Consórcio Sambaqui, grupo responsável pelas obras de revitalização da orla de Matinhos, o fluxo náutico seguirá até que toda a área total do projeto possa receber um total de 2,7 milhões de metros cúbicos de areia.

Primeira fase

As obras de recuperação da orla serão divididas em duas partes. Nessa etapa, o governo investirá mais de R$ 300 bilhões para realizar as operações de assoreamento e outras ações previstas, como a replantação da vegetação nativa, implantação dos canais de macrodrenagem e rede de microdrenagem, entre outras intervenções.

Acompanhando as obras

O Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná disponibilizou o acesso a três câmeras de vídeo para os interessados em acompanhar o andamento das obras. As imagens podem ser vistas clicando aqui.    

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…