Navio graneleiro mais sustentável do mundo fica atracado em Paranaguá até esta terça-feira


Por Gabriel Santos Publicado 03/05/2022 às 16h35 Atualizado 17/02/2024 às 07h36
mv afros

Considerada a embarcação graneleira mais sustentável do mundo, o MV AFROS esteve atracado, desde a última quinta-feira (26), no cais do Porto de Paranaguá para descarregar fertilizantes. O navio, com bandeiras da Ilha Marshall – país da Oceania –, seguirá viagem nesta terça-feira (3) rumo à Argentina.

De acordo com a empresa Blue Planet Shipping, responsável pela sua operação, o navio é o primeiro a armazenar grãos que utiliza o chamado Flettner Rotor System for Wind Assisted Propulsion, um sistema de propulsão captado por meio da energia do vento. O processo aumenta a velocidade do navio e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de combustível.

Em 2018, já no ano de inauguração, o MV AFROS deixou de lançar 235 toneladas de gás carbônico na atmosfera. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, a empresa pública busca atrair mais embarcações que tenham compromisso com o meio ambiente. “O Porto de Paranaguá é signatário do Pacto Global da ONU e estuda estratégias para atrair embarcações que estejam alinhadas com essas intenções, entre elas, auxiliar na redução de emissão de gases de efeito estufa”, comenta.

Além da utilização do sistema baseado em aproveitar a energia renovável, o capitão Sitaras Konstantinos destacou outras funções encontradas no navio, como a implantação das utilidades que evitam derramamento de granéis, derramamento de óleo e acidentes de trabalho. “Outros diferenciais são os testes frequentes dos freios de guinchos que tracionam os cabos de amarração e uma passarela para que os trabalhadores não corram riscos ao acompanhar o carregamento final do porão”, explica o comandante.

Com informações AEN

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…