NO COMANDO DESDE 2013 -Com duas secretarias, Adriana Albini não deixa Sala do Empreendedor da SEMTRA


Por Redação JB Litoral Publicado 07/03/2016 às 04h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h38

Abre a 17

Integrante do grupo político do presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Jozias de Oliveira Ramos, nos últimos 15 anos, a secretária municipal de Administração (SEMAD), Adriana Albini, que ainda responde pela secretaria de Recursos Humanos, desde que assumiu a pasta em janeiro de 2015, prossegue gerindo a Sala do Empreendedor, fruto de convênio entre município e Sebrae.

Ocorre que a Sala do Empreendedor, desde sua criação em 2012, esteve vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SEMTRA), porém, em sua saída, Adriana Albini “levou” consigo o gerenciamento do órgão do SEBRAE, que atua diretamente com micros, pequenos e médios empresários, para a SEMAD.

O sucessor da secretária na pasta do Trabalho, Elcio Nagel, desde que assumiu o cargo não teve qualquer envolvimento com a Sala do Empreendedor, que foi vinculada à sua secretaria por dois anos e meio. Questionada sobre por que o órgão prossegue sendo gerenciado por Adriana Albini, que acumula funções em duas pastas, a prefeitura disse que a secretária “apenas colabora com o convênio firmado entre o Sebrae e a Prefeitura de Paranaguá, atuando em conjunto com o órgão nas atividades inerentes à pasta de Administração”. Função essa que desde sua criação foi vinculada à Secretaria do Trabalho.

No histórico da Sala do Empreendedor, a partir de 2013, com o advogado Roberto Francisco Ramos, filho do presidente da Câmara Municipal, Jozias Ramos e genro do então vice-prefeito Edison de Oliveira Kersten (PMDB), assumindo a Secretaria de Trabalho, Adriana Albini foi nomeada Diretora do Departamento de Profissionalização da SEMTRA, onde passou a atender a Sala do Empreendedor do Sebrae. Ela permaneceu no cargo até dezembro de 2013 e, a partir do ano seguinte, assumiu a secretaria. Adriana permaneceu fazendo todas as ações da Sala do Empreendedor até ser nomeada para a SEMAD no início do ano passado, quando Elcio Nagel a sucedeu na pasta. Desde então, a secretaria acumula as duas secretarias e as atividades no órgão do Sebrae, que deveria estar sendo gerenciado pela Secretaria do Trabalho.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada nos anos 1970 para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, seis regionais e dez escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.

O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.