Nono dígito será implantado no Paraná a partir do dia 6 de novembro


Por Redação JB Litoral Publicado 05/08/2016 às 18h49 Atualizado 14/02/2024 às 15h13

A partir do dia 6 de novembro, os usuários da telefonia móvel de todo o Paraná vão ter que incluir o nono dígito antes do número celular para completarem ligação. A mudança ocorre também nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com a empresa Sercomtel, responsável pela implantação do sistema no Sul do país, a inclusão do dígito 9 à frente dos números de celulares de todo o Brasil é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O objetivo da ação é aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização das chamadas.

De acordo com o diretor de Engenharia e Operações da empresa, Flávio Borsato, de 6 a 15 de novembro, será mantido o duplo convívio de oito e nove dígitos. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de completar a chamada tanto ao incluir o 9 antes do número celular, como sem realizar esta inclusão.

De 16 de novembro a 13 de fevereiro, as chamadas não serão completadas sem a inclusão do nono dígito à frente do número de celular. Segundo a empresa, o usuário será orientado a discar novamente o número já com a inclusão do nono dígito.

Já a partir do dia 14 de fevereiro, não será mais possível completar a chamada sem a inclusão no dígito 9 e não haverá mais mensagem de orientação ao usuário. Caberá à ele providenciar a mudança em sua agenda de contatos com a inclusão do nono dígito.

Para facilitar o trabalho de inclusão do nono dígito em toda a agenda de contatos, a operadora londrinense desenvolveu um aplicativo que inclui o novo dígito automaticamente. O app estará disponível gratuitamente em novembro para download tanto no sistema operacional IOS quanto para Android.

O nono dígito deve ser implementado em todo o Brasil até o fim de 2016.

Fonte: RIC Mais