Novo parnanguara: Luiz Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, recebe título de Cidadão Honorário de Paranaguá


Por Luiza Rampelotti Publicado 12/04/2022 às 14h55 Atualizado 17/02/2024 às 06h08

À frente da empresa pública Portos do Paraná desde janeiro de 2019, o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia da Silva, tem conquistado feitos expressivos. Apesar de ser jovem, possui vasta experiência na área portuária e, sob sua administração, os portos paranaenses, especialmente o porto de Paranaguá, foram os primeiros do Brasil a alcançarem total autonomia de gestão e seguem batendo recordes históricos ano após ano.

Mesmo não sendo parnanguara de origem, Garcia, que reside em Paranaguá há mais de 12 anos, já pode ser considerado cidadão desta terra. Na última quarta-feira (6), ele recebeu o título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores.

Na sede da Portos do Paraná, os vereadores entregaram a placa honorífica, homenagem proposta pelo ex-vereador Nilo Monteiro (PP), em 2019, que faleceu em 2021 devido a Covid-19. Em razão da pandemia e, depois, pelo falecimento do parlamentar, a cerimônia de entrega da placa teve que ser adiada.

Receber a maior honraria que o Poder Legislativo Municipal concede é uma satisfação e nos traz uma responsabilidade enorme, porque se cria uma expectativa e, agora, mesmo morando aqui há mais de 12 anos, sinto uma grande responsabilidade ao ser batizado como cidadão parnanguara. É uma alegria imensa”, disse Luiz Fernando.

O evento foi marcado por discursos que enalteceram a vida e a carreira do profissional, bem como sua condução na administração do porto de Paranaguá, o qual é motivo de orgulho nacional pelo desempenho e desenvolvimento apresentados. O vereador Thiago Kutz (PP), que representou Nilo Monteiro durante a entrega, destacou o trabalho do diretor-presidente.

A Câmara, de forma unânime, aprovou o projeto apresentado pelo vereador Nilo em 2019. Já naquela época, o presidente alcançava recordes e feitos expressivos, não só na própria Portos do Paraná, mas, também, na relação com Paranaguá. Seu trabalho em favor da cidade, fazendo a ligação entre o porto e a comunidade, foi muito reconhecido. Isso demonstra o merecimento dele de ser considerado um Cidadão Honorário, que é um título concedido às pessoas que não nasceram na cidade, mas que contribuíram para a sociedade como um todo”, comentou Kutz.

Quem é Luiz Fernando Garcia


Com um currículo internacional, o diretor-presidente da Portos do Paraná conduz sua administração em conceitos de logística e desenvolvimento, que são estudados e debatidos em vários portos do mundo. Fora do Brasil, ele foi palestrante na Brazil Infraestructure Conference, em 2015, quando falou sobre o setor portuário brasileiro e suas perspectivas nas cidades de Nova York (EUA), Frankfurt (Alemanha) e Londres (Inglaterra). Também participou, promovendo palestras, do 16º Foro Internacional de Puertos, em 2017, na cidade de Lima (Peru), além de participar do Programa International Visitor Leadership Program (IVLP), nas cidades americanas de Washington (DC), Charlotte, Chicago, Kansas e Los Angeles.

Garcia é formado em Economia pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Gestão de Empresas. Profissional com atuação intensa nas esferas da administração pública e no planejamento de projetos portuários, foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil e secretário nacional de Políticas Portuárias do Governo Federal.

Esta é sua segunda passagem pelos portos paranaenses, onde começou como estagiário. De 2009 a 2015 ele já havia trabalhado na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), atual Portos do Paraná. Coordenou, ainda, o grupo de trabalho que estudou a solução para o problema de dragagem do porto de Santos e integrou a equipe criada para desburocratização e simplificação da legislação portuária, que culminou com o Decreto 9.048/17, considerado um novo marco regulatório no setor portuário.