Obras do entorno do Aquário Marinho deverão ter empresa vencedora da licitação divulgada neste mês


Por Redação JB Litoral Publicado 02/06/2016 às 15h04 Atualizado 14/02/2024 às 13h35

Foto: Ricardo Almeida
Nesta quarta-feira (01), o Governo do Estado, por meio da Paraná Edificações, divulgou que no próximo dia 21 de junho haverá a abertura de envelopes para definir a empresa vencedora da licitação para as obras do entorno do Aquário Marinho de Paranaguá e reforma do Mercado do Peixe. A divulgação do início do processo licitatório foi feita pelo prefeito Edison Kersten no último mês, em reunião junto ao governador Beto Richa, à vice-governadora Cida Borghetti e ao secretário estadual de Justiça e Trabalho, deputado estadual Artagão Júnior, no Palácio Iguaçú, em Curitiba. O prefeito requisitou tais melhorias em diálogo contínuo nos últimos anos com o Estado, algo que foi atendido. O investimento será de R$ 10,4 milhões no prédio público e na área do centro histórico do município.

“Em menos de um mês após o anúncio, o Governo do Estado agora já concede uma data para a abertura dos envelopes para a licitação definir a empresa vencedora para executar as obras no entorno do Aquário, bem como no Mercado do Peixe, algo que demonstra agilidade e preocupação com Paranaguá e o litoral. Agradecemos ao Governo do Estado e ao secretário estadual de Justiça e Trabalho, deputado Artagão Júnior. Nossa gestão sempre se empenhou para a vinda destas melhorias turísticas e urbanísticas paraa a cidade”, afirma o prefeito Edison Kersten. 

Segundo o prefeito, a reformulação do entorno do Aquário Marinho irá beneficiar o setor turístico local, bem como a qualidade de vida dos parnanguaras, que contarão com uma praça mais urbanizada para a mobilidade e o lazer. “Paranaguá merece investimentos deste porte no turismo, visto os inúmeros atrativos turísticos que possuímos. Vale ressaltar que nesta licitação está prevista também a reforma do Mercado do Peixe, que melhorará as condições de trabalho dos pescadores e comerciantes, bem como os clientes do espaço”, completa o prefeito Edison Kersten. 

De acordo com o governador Beto Richa, uma remodelação total da Praça 29 de Julho será feita, com calçamento novo de paver (blocos de concreto), rampas de acesso para cidadãos com dificuldades locomotoras, assim como um sistema de iluminação totalmente novo na área e próximo dos trapiches. Um sistema novo de drenagem será feito, assim como melhorias no estacionamento da área. O Mercado do Peixe terá um visual arquitetônico renovado, com uma estrutura confortável aos clientes, inclusive respeitando a acessibilidade.

“Este é um investimento que, juntamente com o prefeito Edison Kersten, buscamos junto ao Governo do Estado, justificando a importância para a modernização e fomento turístico da cidade. Agora, precisamos continuar firmes e atentos aos prazos para dar agilidade a todo o processo”, afirma Artagão Júnior. 

TRANSPARÊNCIA NA LICITAÇÃO

A Paraná Edificações, entidade autárquica ligada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, fará a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será feita no dia 21 de junho, às 9h30, na Sala de Licitações da entidade, na Avenida Iguaçu, 420, 6º andar, em Curitiba. O processo é transparente, e o edital de licitação está disponível no site da entidade (www.paranaedificacoes.pr.gov.br, link “Licitações”) e também no “Compras Paraná” (www.comprasparana.pr.gov.br ). Segundo a Paraná Edificações, as consultas e dúvidas que forem de caráter técnico ou interpretativo ao edital, poderão ser feitas até o próximo dia 16, até às 18h, pelos mesmos sites, no link “questionamento”. 

Os recursos vem do Instituto Ambiental do Paraná e a fiscalização ficará ao cargo da Paraná Edificações. As benfeitorias irão melhorar a condição do entorno do Aquário Marinho, que foi construído em função de uma doação da empresa Cattalini Terminais Marítimos, convertendo uma multa após acidente ambiental ocorrido no porto de Paranaguá.

Fonte: SECOM