Operação “Dengue sem Asas” ocorrerá na Ilha dos Valadares nesta quarta-feira


Por Redação JB Litoral Publicado 16/02/2016 às 17h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h20

Dando prosseguimento à Operação “Dengue sem Asas”, nesta terça-feira (16), um total de 40 soldados percorreu os bairros de Paranaguá com agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), funcionários da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e membros das secretarias municipais. Foi realizado um trabalho conjunto de eliminação de possíveis criadouros na parte interna das casas, bem como conscientização dos moradores para a prevenção da dengue.

A operação irá continuar até sexta-feira (19), com 40 soldados sendo deslocados diariamente para bairros que ainda não foram alcançados pela ação, bem como um efetivo extra de 35 soldados da Polícia do Exército (PE) nesta quarta-feira (17) para uma ação de conscientização em toda a Ilha dos Valadares. Com isso, ao todo, 75 soldados das Forças Armadas estarão em ação contra a dengue no município.

Os soldados que irão se dirigir à Ilha dos Valadares chegarão às 13h30 ao Ginásio Albertina Salmon, que é o centro da operação, se deslocando posteriormente à Ilha dos Valadares, encerrando a ação às 17h30. O efetivo trará caminhões e estrutura própria para o deslocamento.

“A continuidade da operação é benéfica para todo o município e população. As Forças Armadas se colocaram à disposição de Paranaguá e da nossa sociedade. O objetivo é eliminar os criadouros, mas principalmente sensibilizar os cidadãos a realizarem uma luta contínua contra a dengue, eliminando os resíduos sólidos de forma correta e contínua, bem como limpando a parte interna das casas”, ressalta o prefeito Edison Kersten. Segundo o Ministério da Saúde, 80% da proliferação do Aedes Aegypti ocorrem dentro das residências, demonstrando a importância da ajuda da população no combate à dengue.

A operação com as Forças Armadas foi iniciada na sexta-feira (12), continuando no sábado (13) com cerca de 400 soldados da Aeronáutica, Exército e Marinha. A ação foi uma articulação do prefeito Edison Kersten junto às Forças Armadas.

Somente nesta terça-feira (16), a operação alcançou os bairros Jardim Esperança, São Vicente, Jardim Paranaguá, Santa Cecília, Emboguaçu, Parque São João, Vila Marinho, Jardim Iguaçu somente no período da manhã. De tarde foram abrangidas pela ação as localidades do Leblon, Parque Yamaguchi, Parque São João, Jardim Primavera, Emboguaçú, Vila Alboit e Serraria do Rocha.

O centro de operações da ação continuará sendo o Ginásio Albertina Salmon, de onde cerca de 40 soldados sairão diariamente em direção aos bairros, a partir das 8h30, até às 12h, reiniciando a operação às 14h e encerrando os trabalhos diários às 17h. O foco principal, além da eliminação de possíveis criadouros do Aedes Aegypti, é a orientação e conscientização da população, fazendo com que os cidadãos somem forças para uma luta contínua contra a dengue em Paranaguá.