Operação Verão Maior é iniciada e programação para a temporada já está disponível


Por Redação Publicado 19/12/2022 às 06h22 Atualizado 18/02/2024 às 00h16
operação verão 2022/2023

No sábado (17) foi dada a largada da temporada de verão no Litoral do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) esteve na praia de Caiobá, em Matinhos, lançando a operação “Verão Maior Paraná”, que reforça a estrutura, segurança pública e saúde na região durante o período.

Com mais de 30 shows gratuitos, circo e cinema ao ar livre, eventos esportivos e atividades de recreação, a programação segue até fevereiro do ano que vem.

Além do reforço na proteção, com o efetivo de cerca de 2 mil profissionais de segurança pública e novos equipamentos, como módulos móveis, 800 viaturas e veículos como buggys e diciclos, também haverá complemento no patrulhamento marítimo, com cinco embarcações na orla, e também aéreo, com dois helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil que farão, inclusive, sobrevoos noturnos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também vai atuar com efetivo maior: serão 919 profissionais, entre bombeiros militares e guarda-vidas civis nesta temporada. Os profissionais estão prontos para o atendimento a veranistas e moradores do Litoral nos postos dos guarda-vidas em 92 locais na região litorânea.

Além disso, o Governo do Paraná vai reforçar a estrutura nas unidades de saúde do Litoral durante toda a temporada. O transporte aero médico também ficará à disposição, com um helicóptero e um avião para a transferência de pacientes críticos.

Lazer na temporada


A operação também investe nas estruturas de lazer, limpeza das praias e uma intensa programação cultural, com shows, teatro, circo e cinema ao ar livre. A expectativa é que até 2 milhões de pessoas desçam ao Litoral durante o verão.

É uma alegria lançar o Verão Maior Paraná, que está com cara nova e traz uma estrutura totalmente diferenciada para que este seja o verão das famílias paranaenses, com muitos eventos do esporte, grandes shows no Litoral, além de uma estrutura reforçada na área de segurança pública e de saúde”, disse Ratinho Junior.

A operação Verão Maior terá investimento de R$ 80 milhões dos cofres públicos do Estado. O governador destaca que deseja que esse seja o maior verão de todos os tempos, já com revitalização promovida na Orla de Matinhos e com grandes shows, depois de um hiato de pandemia.

Esporte nas praias


As atividades esportivas começam logo após o Natal, no dia 26 de dezembro. A Superintendência Geral do Esporte montou seis pontos fixos no Litoral, nas praias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá.

Uma série de atividades está prevista para animar os veranistas até 31 de janeiro. As ações são gratuitas e envolvem aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos.

Os postos fixos do Verão Maior Paraná estarão estruturados com palcos para as aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa e quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. Todas as atividades dos postos serão realizadas de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.

Além da programação contínua, o Verão Maior Paraná contará com eventos esportivos nos fins de semana, como os Jogos de Aventura e Natureza, Cross Games, Campeonato Paranaense de Beach Soccer, apresentações de BMX Freestyle, apresentações de Wheeling e outros campeonatos ao longo de 36 dias. 

Shows gratuitos


Shows de músicos e bandas consagrados no cenário nacional, como Leonardo, César Menotti e Fabiano e Sambô também estão na programação do Verão Maior Paraná. Os espetáculos gratuitos, que iniciam em 6 de janeiro, acontecem na praia de Caiobá, em Matinhos, e no Balneário Marisol, em Pontal do Paraná.

Os shows começam sempre às 20 horas, às sextas e sábados, até 11 de fevereiro. A entrada é gratuita e não há necessidade de reservar pulseiras para ter acesso aos espetáculos.

A programação conta ainda com Eduardo Costa, Fernando e Sorocaba, Bruno e Barretto, Guilherme e Santiago, Edson e Hudson, Antony e Gabriel, Jeann e Julio, George Henrique e Rodrigo, Pedro Paulo e Alex, João Bosco e Vinicius, Maria Cecília e Rodolfo, Trio Parada Dura, Ara Ketu, Dell Cavalini, Grupo Sempre Tem, Alemão do Forró e Quinteto S.A.