Palestra sobre espaços confinados reúne agentes de segurança em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 25/05/2017 às 10h47 Atualizado 14/02/2024 às 18h29

Na noite de quarta-feira, 24, integrantes do Corpo de Bombeiros do Litoral, juntamente com convidados do Samu e Hospital Regional do Litoral, reuniram-se para uma importante palestra sobre atuação em “espaços confinados”.

A oportunidade surgiu aproveitando a presença, na região, da especialista na área Paula Scardino, a qual aceitou prontamente o convite para uma rápida aula aos profissionais de atendimento emergencial, a qual ocorreu no Teatro Rachel Costa.

Durante duas horas, a instrutora repassou muito conhecimento sobre as características e perigos dos trabalhos em locais restritos e não adequados à presença humana, como tanques e porões de navio, além de demonstrar os equipamentos necessários para a atividade e suas características. 

“Os trabalhos em ambientes confinados são de alto risco e, infelizmente, resultam na morte de muitos trabalhadores todos os anos. Neste cenário, as equipes de emergência acabam expondo-se aos mesmos perigos, ao chegarem para atender incidentes. Por isso, treinamentos como este, são de extrema necessidade para garantir a segurança dos resgatistas e bem atender a população”, informou o capitão Ícaro Gabriel, do 8.º Grupamento de Bombeiros. 

Paula Scardino atua na área de espaços confinados há mais 20 anos, tendo participado efetivamente da criação e atualizações da NBR 14.787, atual 16.577 da ABNT, Norma Brasileira para Trabalhos em Espaços confinados. Atualmente faz auditorias a plataformas de petróleo, além de prestar consultorias para grandes empresas.