Palmito ameaçado de extinção é apreendido em fiscalização da Polícia Ambiental


Por Redação Publicado 07/04/2022 às 21h19 Atualizado 17/02/2024 às 05h48

Policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) apreenderam, nesta quinta-feira (7), na cidade de Guaratuba, 356 unidades de palmito juçara (Euterpe Edulis), constado na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.

A ação ocorreu durante uma fiscalização na rodovia Máximo Jamur (PR-412), balneário Coroados. Na ocasião, os militares realizavam uma operação de bloqueio, que tinha por finalidade combater possíveis crimes ambientais.

Em uma das abordagens, as hastes de palmito foram encontradas em um veículo, e o condutor não apresentou licença para o transporte. Sendo assim, os policiais deram voz de prisão ao motorista, o qual foi encaminhado para a sede do 2º Pelotão de Polícia Ambiental, em Guaratuba, a fim de ser ouvido em Termo Circunstanciado de Infração Penal. Ele foi liberado após assumir compromisso de comparecimento em audiência no Juizado Especial Criminal.

Os produtos foram apreendidos e posteriormente doados à instituições sem fins lucrativos. O veículo foi recolhido para o pátio do 2º Pelotão Ambiental e ainda foi elaborado, em desfavor do condutor, um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 160.200,00, por transportar produto de origem florestal sem licença, com o agravo de a essência florestal constar como espécie ameaçada de extinção.