Fabriqueta clandestina é localizada e vidros de palmito são apreendidos em Morretes


Por Redação JB Litoral Publicado 11/01/2018 às 21h40 Atualizado 15/02/2024 às 00h42

Através de denúncia, em Morretes, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), atuantes no Verão Paraná 2017/2018, apreenderam 118 vidros de palmito em conserva e localizaram uma fabriqueta clandestina. A ação aconteceu na tarde de quarta-feira, 10, resultando em um homem detido.

Conforme a informação, divulgada pela PM, os militares receberam uma denúncia anônima, por volta das 18h45, de que uma pessoa usaria um veículo Celta, de cor vermelha, para fazer o transporte de palmitos clandestinos em conserva. O condutor sairia da localidade do Rodeio, na área rural do municipio, e seguiria até uma residência na área central.

A equipe do BPAmb-FV iniciou diligências na região e avistou o carro denunciado, porém o motorista não obedeceu a ordem de parada e fugiu. Os militares iniciaram um acompanhamento tático até a Rua Antônio Vieira dos Santos, onde foi efetuada a abordagem. No porta-malas do automóvel foram encontrados 103 vidros de palmito juçara (euterpe edulis) de 300 gramas cada.

O homem teria contado para os policiais o local onde ficava a fabriqueta clandestina, sendo deslocado até o endereço. Lá foi encontrado um barraco feito de galhos e coberto por plástico, no interior do qual foram apreendidos mais 15 vidros de palmito cheios e 31 vazios, além de medidor para corte, facão e ácido cítrico.

O envolvido e todo o material apreendido foram encaminhados ao Posto Ambiental para que as medidas cabíveis fossem tomadas. De acordo com informações do BPAmb-FV, o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Um Termo Circunstanciado de Infração Penal foi lavrado e os palmitos entregues para análise da Vigilância Sanitária.