Para prefeito de Guaratuba desinformação é inimiga no combate à pandemia; Veja o vídeo


Por Redação Publicado 13/04/2021 às 19h39 Atualizado 15/02/2024 às 23h18

Por Brayan Valêncio

Um vídeo do prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), com o Procurador Geral do Município, Ricardo Godoy, viralizou na última semana. Na gravação, Justus explica as ações da gestão para controlar a propagação do novo coronavírus e declara que a “desinformação é o principal inimigo no combate à pandemia”.

Mitos disseminados na internet

  • Toque de recolher: estabelecido pelo Estado, prefeitura não tem autonomia para alterar o horário
  • Associação Comercial não queria barreiras sanitárias: reunião entre prefeito e ACIG mostrou que comerciantes eram a favor das barreiras, mas pediam a abertura do comércio não essencial como principal reivindicação.
  • STF deu autonomia para os municípios: o STF apenas autorizou que os estados disciplinem o que a União não organizar, o mesmo valendo para as gestões municipais sobre assuntos que não foram definidos pelo Estado.

Justus encerra dizendo que “não é porque alguém descumpriu  o decreto do governador que nós vamos descumprir. Temos o compromisso de cumprir a legislação, de fazer a coisa certa. E vamos seguir esse caminho”.

Combate as fakenews

Sobre as dificuldades de combater informações falsas e os motivos de elas serem propagadas, o prefeito ressalta que não é um problema exclusivo de Guaratuba, mas que acaba tendo reflexo direto, por dividir a sociedade.

Eu diria que é desinformação, porque nenhuma dessas pessoas [que afirmam isso] leu a decisão. Elas se informam nas redes sociais. As pessoas se convencem [do que leem na internet] e se valem de argumentos falsos ou incompletos para deixar de cumprir uma regra de prevenção, para tumultuar ou criar movimentos que só desagregam em um momento em que a união, a compreensão e o espírito público são mais importantes”, diz Justus.

Lógico, que a flexibilização nos anima, mas não pode nos tirar do chão. A gente tem que estar bem consciente de que essa pandemia só vai acabar quando todo mundo estiver vacinado”, ressalta.

Evitando cair na mentira

Felipe Harmata Marinho, supervisor de jornalismo da BandNews FM no Paraná e professor universitário, explica como evitar ser enganado por informações falsas.

A maior dica que a gente pode dar sobre conteúdos que chegam pelas redes sociais é: pense muito antes de compartilhar. Depois tente entender se essa informação foi publicada em algum jornal ou site que tem credibilidade. Veja se efetivamente aquela autoridade falou sobre aquilo e cheque a data, já que às vezes é uma coisa antiga, que não tem relação com a realidade atual.” explica.

Para a jornalista Katia Brembatti, diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e colaboradora do JB Litoral, as mentiras divulgadas nas redes seguem alguns padrões. “Se parece muito bom para ser verdade ou aquilo combina muito com as pessoas que eu quero atingir, ligue o desconfiômetro, sempre”.

Veja o vídeo do manifesto do prefeito na íntegra