Paranaguá 374 anos: Prefeitura inaugura o novo Arquivo Público Municipal


Por Assessoria de Imprensa Publicado 27/07/2022 às 09h21 Atualizado 17/02/2024 às 13h39

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), inaugurou o novo Arquivo Público Municipal. O evento faz parte das comemorações alusivas aos 374 anos da Cidade Mãe do Paraná.

Por meio do Termo de Cooperação Técnica, a Prefeitura de Paranaguá, em parceria com o Cedoc (Centro de Documentação Histórica do Litoral), irão compartilhar conhecimento técnico e científico no mesmo espaço, situado na rua João Eugênio, no centro.

“Aqui teremos a história do nosso Litoral. O departamento era em um local acanhado e agora podemos oferecer aquilo que a prefeitura precisa. Também será possível desenvolver estudos que irão melhorar a vida da população”, disse o prefeito Marcelo Roque.

Para a secretária de Administração, Marcela de Paula, a estruturação deste espaço colabora para o ensino e a sociedade em geral. “Espero que todos os estudos que sejam realizados aqui potencializam a gestão pública”, comenta.

A partir de agora, o novo espaço possibilitará que alunos de graduação, do curso de História da Unespar, sejam contemplados com projetos de extensão de pesquisa e projetos voltados à história de Paranaguá. O acervo do Arquivo Público Municipal conta com documentos com mais de 140 anos de preservação e o espaço físico tem laboratório de digitação, higienização, arquivos de guarda permanente, mapoteca, sala de treinamento documental, sala de reuniões e banheiros com acessibilidade.

“Temos trabalhado em conjunto com a prefeitura e este espaço é mais um projeto que realizamos. Este local possibilita que os parnanguaras conheçam a sua história na busca por conhecimento e um futuro melhor para todo o Litoral paranaense”, comenta o diretor do Campus de Paranaguá da Unespar, Moacir Dalla Palma.

“Este local é de extrema importância para o estudo e o conhecimento da nossa história”, relata o vereador Luiz Maranhão.

Estiveram presentes na solenidade representantes da instituição de ensino, servidores públicos, secretários municipais e os vereadores Oseias Bisson e Luizinho Maranhão.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…