Paranaguá adianta 2ª dose para quem tinha retorno até 5 de setembro


Por Marinna Prota Publicado 09/08/2021 às 09h59 Atualizado 16/02/2024 às 09h38

A prefeitura de Paranaguá está realizando uma força tarefa para antecipar a segunda dose da vacina AstraZeneca, conforme autorizado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa. Sendo assim, na semana passada, foram cerca de 4.500 doses aplicadas na população para completar o ciclo vacinal. A iniciativa ocorreu enquanto a Secretaria Municipal de Saúde aguardava a chegada de um novo lote para voltar a imunização por idade. No último domingo (8) a cidade atingiu a disponibilidade de vacinas para pessoas com 20 anos ou mais.

Segundo o prefeito Marcelo Roque (Podemos), a ideia é atingir todos os adultos o mais rápido possível. “Queremos o quanto antes imunizar toda a população acima de 18 anos. Paranaguá também está avançando na aplicação da segunda dose. A partir desta segunda-feira, pessoas que tem o retorno anotado na carteira de vacinação até 5 de setembro também podem buscar a Estação para completar seu esquema vacinal contra a Covid-19”, afirmou.

A imunização adiantada está ocorrendo na Estação Ferroviária, na região central de Paranaguá, até as 18 horas. Pessoas com 20 anos ou mais podem procurar o local para receber a primeira dose também. Vale ressaltar, que a aplicação da segunda dose para as vacinas da CoronaVac (com intervalo de aproximadamente 30 dias) e Pfizer (com intervalo de aproximadamente 90 dias) continua sendo conforme o calendário vacinal anotado na carteira de vacinação, apenas quem recebeu o imunizante da AstraZeneca é que poderá receber antecipadamente a dose de complemento.

Para se vacinar é importante apresentar documento original com foto, Cartão SUS. Para quem busca a segunda dose, também é necessário mostrar o documento com a anotação da primeira aplicação.

Números

Conforme a base de dados da vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Paranaguá está com 43.377 parnanguaras imunizados com o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

Fonte: Cacinômetro Sesa